24/03/2024
HomeGestões AnterioresParque do Varvito recebe geógrafa da Unicamp no Mês do Meio Ambiente

Parque do Varvito recebe geógrafa da Unicamp no Mês do Meio Ambiente

Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

Nesta quinta-feira (02/06), a Prefeitura de Itu, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente, realizou duas atividades dentro da programação do Mês do Meio Ambiente. No período da tarde mais de 30 alunos da Etec “Martinho Di Ciero”, do curso de técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio, participaram de uma visita monitorada ao Parque Geológico do Varvito acompanhados da geóloga Msc. Alexandra Fernandes Oliveira, do Instituto de Geociências da Unicamp. Na ocasião Alexandra explicou sobre a formação geológica do Parque, sobre rochas, entre outras curiosidades.

“Os ituanos devem se orgulhar em ter esse Parque, pois a rocha existente nele faz parte da construção cidade, no o século XVIII o Varvito era utilizado em pavimentação de calçadas e edifícios e sua importância é tão grande que foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo)”, comentou Alexandra.

Os alunos também puderam ver uma exposição de diversos tipos de rochas, receberam explicações sobre cada uma delas, assistiram a um vídeo sobre o Parque e visitaram o paredão de Varvito, onde viram a presença de icnofósseis, ou seja, vestígios deixados durante a passagem de algum animal, neste caso aquáticos, que viviam no fundo do lago existente no local há milhões de anos.

De acordo com a professora Walkíria Vecchi, que acompanhou os alunos durante a visita, as aulas às vezes parecem um pouco abstratas. “Trazendo os alunos até o Parque eles conseguem visualizar as explicações que são dadas durante o curso, facilitando a compreensão”, conta.

Também no período da tarde, no Parque Chico Mendes, localizado no Cidade Nova, os alunos da Escola Estadual “Benê Gurgel” participaram de uma oficina com sucata com a monitora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lívia Andrade.

A atividade de Dança Circular, que estava programada para acontecer ainda no período da manhã no Bosque Alceu Geribello, precisou ser cancelada devido as fortes chuvas da noite e que ainda ameaçavam a manhã de quinta-feira.

Texto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu

(03/06/16)