Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresParque Chico Mendes tem reaproveitamento de água de chuva

Parque Chico Mendes tem reaproveitamento de água de chuva

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu está realizando o aproveitamento da água de chuva na sede do Parque Ecológico Chico Mendes, localizado no bairro Cidade Nova. No local foi instalada uma caixa d’água de mil litros que capta a água da chuva vinda de uma das águas do telhado. Estima-se que, no período de 04 de janeiro a 10 de abril de 2016, foram captados cerca de 23,9 mil litros de água, já considerando a perda devido a presença de árvores e evaporação.

A água é utilizada para a rega das plantas, limpeza interna e de banheiros gerando economia e diminuindo o uso da água do abastecimento público. Segundo Everton Leme, funcionário do Parque, nunca faltou água para as atividades rotineiras. “Nós regamos as plantas três vezes por semana, são 14 canteiros de pneus e um ipê roxo. Também fazemos a manutenção da sede com a água captada limpando dois banheiros e uma área externa”, comentou.

No período estimado pelo tecnólogo em gestão ambiental, Márcio Maruta, foram utilizados mais de 1,8 mil litros para regas e mais de 3,1 mil litros para limpeza, totalizando 5,04 mil litros.

A água da chuva também é utilizada para diversas atividades no Centro Administrativo Municipal, no Centro de Educação Ambiental “Villa”, no Canil Municipal, nos Parques Taboão e Almeida Junior.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(18/04/2016)