Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeSaúdePAM do Parque Industrial recebe o nome de Farmacêutico Amélio Soncin

PAM do Parque Industrial recebe o nome de Farmacêutico Amélio Soncin

O prefeito Antonio Tuíze realizou na manhã desta sexta-feira (23/12), a entronização do quadro do farmacêutico ituano, Amélio Soncin, que dá nome ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), localizado no Parque Industrial. O evento contou com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Marquinhos da Funerária e do edil, Olavo Volpato, autor da lei que denomina o prédio, além de familiares e convidados do saudoso farmacêutico, que por décadas ficou à frente da Farmácia Santa Terezinha (localizava-se na Praça Padre Anchieta, Largo do Bom Jesus).

O Pronto Atendimento Municipal iniciou as atividades em agosto deste ano, sendo construído com recursos próprios do município, totalizando um investimento de mais de R$ 2 milhões, e conta com dois pavimentos distribuídos em 2.193.17 metros quadrados de área construída.

No pavimento térreo há salas de espera, sala para atendimento odontológico, sala de pré-consulta, salas para consultórios, sala de atendimento local, sala de reuniões, sala de inalação, sala de aplicação de medicamentos e reidratação, sala de gesso, sala de raio x, farmácia, sala sutura/curativo, sala de eletrocardiograma, postos de enfermagem e prescrição médica, sala de emergência, sala de observação feminina, sala de observação masculina, sala de observação individual, sala de esterilização, posto policial, quartos para plantonistas, sala para servidor, almoxarifado e sala administrativa.

No pavimento inferior há garagem, arquivo geral, arquivo médico, almoxarifado, depósito, sala da direção, copa para funcionários, copa para pacientes, lavanderia e quarto para motorista (plantonista).

Construído de acordo com os padrões técnicos exigidos pelo Ministério da Saúde, o PAM do Parque Industrial atende pacientes de todas as idades, diariamente 24 horas. O serviço de pronto atendimento destina-se ao atendimento a ocorrências que não envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente como, por exemplo, casos de dores abdominais, cólicas renais, dores de cabeça, vômitos, diarreias, crise de hipertensão e situações de baixa e média complexidade ou que necessitem de procedimentos como suturas, curativos, injeção e inalação. A capacidade do PAM do Parque Industrial, que conta com uma ambulância, é de 10 mil atendimentos por mês.

A equipe total do PAM do Parque Industrial é formada por 4 médicos clínicos, 4 médicos pediatras, 9 enfermeiros, 21 técnicos de enfermagem, 6 recepcionistas, 3 auxiliares administrativos, 10 profissionais no setor de limpeza e 6 pessoas no setor de segurança. A cada plantão de doze horas atuam, no PAM do Parque Industrial, 2 médicos clínicos, 2 médicos pediatras, 2 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem.

Fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(23/12/16)