Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdePalestra sobre aleitamento materno é ministrada em Unidade de Saúde

Palestra sobre aleitamento materno é ministrada em Unidade de Saúde

Uma parceria firmada entre a Secretaria da Saúde de Itu, por meio da Unidade Básica de Saúde localizada no bairro Cidade Nova, e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), foi realizada no último dia 22 de agosto, uma palestra sobre aleitamento materno. A ação fez alusão à Semana Mundial da Amamentação, comemorada no período de 1 a 7 de agosto.

O objetivo dessa palestra foi orientar as gestantes que fazem Pré-Natal na referida Unidade Básica, destacando a importância e benefícios da amamentação, além de compartilhar experiências vivenciadas por algumas das gestantes presentes que já amamentaram e também pelas profissionais da saúde que conduziram a palestra e amamentaram seus filhos.

Considerado o alimento mais completo para o bebê, o leite materno contém proteínas, vitaminas, gorduras, água, além de anticorpos e glóbulos brancos, essencial para proteger o bebê contra doenças.

O aleitamento materno também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, promovendo forte ligação emocional com a mãe, o que lhe transmite segurança e carinho. O ato de mamar garante uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam na fala e estimula o padrão respiratório nasal do bebê.

Texto e foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu