Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresOrquestra Ituana de Viola Caipira realiza apresentação em comemoração ao aniversário do grupo

Orquestra Ituana de Viola Caipira realiza apresentação em comemoração ao aniversário do grupo

A Orquestra Ituana de Viola Caipira realiza na próxima quinta-feira (27/10), uma apresentação comemorativa ao aniversário do grupo. O evento é aberto ao público, e acontece a partir das 19h, no auditório do Centro de Formação de Professores, anexo à Secretaria Municipal de Educação, localizado na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro.

A apresentação contará músicas de raiz sertaneja, do folclore brasileiro e português, e do cancioneiro popular nacional como: “O Menino da Porteira”, “Boi Soberano”, “Mágoa de Boiadeiro”, “Índia” e “Cuitelinho”.

A Orquestra Ituana de Viola Caipira iniciou suas atividades, em caráter experimental, ao final de 2011, vindo a se efetivar no início de 2013. A orquestra conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e já realizou diversas apresentações em Itu e em outras cidades do estado de São Paulo, sempre emocionando o público.

Sob orientação dos professores Célia Maria Trettel da Costa e Adilson Tadeu Rodrigues da Silveira, a Orquestra Ituana de Viola Caipira conta com cerca de 35 músicos. Suas apresentações, inclusive, foram destaque nos veículos de comunicação regional e até no Globo Rural, programa de TV voltado para temas de agronegócios com veiculação em todo o território nacional.

A orquestra conta com quatro afinações distintas: Cebolão em Mi Maior, Cebolão em Ré Maior, Sol Maior e Do Maior, estas duas últimas conhecidas popularmente como Rio Abaixo e Rio Acima que conferem uma sonoridade muito rica quando comparada às orquestras de afinação única. Os arranjos são especialmente elaborados pelos professores da orquestra, para estas afinações, para que os grupos de violas se harmonizem e executem as melodias do repertório.

Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

Foto: Arquivo Decom

(21/10/16)