26/03/2024
HomeGestões AnterioresOperação Bairro Limpo já retirou cerca de 1,4 mil toneladas de entulho

Operação Bairro Limpo já retirou cerca de 1,4 mil toneladas de entulho

Dados foram divulgados pela Semsur e computam as duas primeiras fases do programa na região central e a primeira fase do Pirapitingui

A Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur), divulgou nesta semana o balanço prévio da Operação Bairro Limpo.

Em sua primeira etapa, a ação visitou 11 bairros na região central (Residencial São Camilo, Conjunto Habitacional CDHU, Parque das Rosas, Parque Jardim das Rosas, Residencial São Domingos, Jardim Vitória, Vila Roma Brasileira, Jardim Agarussi, Vila Gardman, Chácaras João de Deus e Jardim Faculdade) e o Cidade Nova, na região do Pirapitingui, num total de 1167 toneladas de entulhos coletados.

Já na segunda etapa, que atendeu outros sete bairros (Vila Santa Rita, Vila Nova, Vila Leis, Vila Leis Carusso, Jardim do Estádio, Jardim Maria Fernanda e Itu Novo Centro), foram retiradas 226,20 toneladas de materiais.

Realizada desde o dia 21 de julho, a Operação Bairro Limpo recolhe resíduos de construção civil (até 1 metro cúbico), eletrodomésticos velhos/usados, pneus usados, sucatas de ferro, vidro, além de móveis velhos/quebrados, desde que estes materiais sejam colocados em frente às casas, obedecendo o cronograma de atendimento dos bairros.

A terceira etapa da campanha (que passou por Parque industrial, Parque das Industrias, Vila Prudente de Moraes, Jardim Eridano, Rancho Grande, Vila São Marcos, Vila São Paulo, Jardim São Judas, Jardim Rancho Grande e bairro Santa Laura) também já foi finalizada, faltando apenas o levantamento da quantidade de material recolhido. Na última sexta-feira (30/08) também foi encerrada a segunda etapa da região do Pirapitingui.

Cronograma de atendimento continua

No momento, a Operação Bairro Limpo está em sua quarta fase na região central e iniciou, nesta segunda-feira (01/09), a terceira etapa da região do Pirapitingui. Os bairros que estão em atendimento são: Jardim Aeroporto, jardim Santos Dumont, Jardim São Jorge, Jardim São Luiz, Jardim Rosinha, Residencial Parque América, Jardim Paraíso (I e II), Vila Martins, Jardim União e Vila Vivenda.

Texto e fotos: Edvaldo Plazza e João Campanelli/Prefeitura de Itu