Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeCulturaÓpera Curta La Boheme será apresentada gratuitamente em Itu

Ópera Curta La Boheme será apresentada gratuitamente em Itu

No próximo sábado (06/04), no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho, às 20h, será apresentada gratuitamente pela Companhia Ópera Curta a novela Scènes de la vie de bohème, de Henri Murger, La Bohème, composta por Giacomo Puccini.
O espetáculo, que chega para Itu por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, integra o programa Ópera Curta, da Secretaria Estadual de Cultura, que promove a circulação de peças de teatro musical, baseados em óperas famosas, nas cidades do Estado de São Paulo. “Esta é uma ótima oportunidade para as pessoas que nunca viram uma ópera conhecerem o espetáculo, pois ela é mais curta, com cerca de 1h20 de duração e com um narrador contando a história além das principais passagens cantadas”, comentou a secretária de Cultura de Itu Allie Marie Queiroz.
Ópera Curta é um tipo de espetáculo de teatro musical baseado em óperas famosas na literatura que lhes deu origem, no contexto histórico e sua relação com o pensamento contemporâneo. “As óperas nos séculos XVIII e XIX podem ser consideradas como as novelas de hoje. Naquela época era muito comum todos irem assistir as óperas, não era um programa elitizado”, explica Allie.
A motivação original dos criadores desse espetáculo foi a perspectiva de criar apresentações de teatro que auxiliassem a compreensão do que é ópera, difundissem o conhecimento dos principais títulos e despertassem o interesse para o gênero.
Os espetáculos são produzidos com a participação de cantores, bailarinos, atores e músicos com ampla experiência profissional, utilizando recursos de cenografia, figurinos e efeitos especiais.

Os espetáculos são reunidos sob uma série denominada “A ópera contada e cantada” e levam este subtítulo, inclusive como uma forma de garantir ao público a informação correta de que está assistindo a um espetáculo original, baseado em uma ópera e que possui um tratamento artístico próprio.

 

O Teatro Maestro Eleazar de Carvalho fica na Rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil.

Crédito da foto: Divulgação
RG