Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeCulturaOpera Curta La Boheme será apresentada em Itu neste sábado

Opera Curta La Boheme será apresentada em Itu neste sábado

Tendo como inspiração a novela Scènes de la vie de bohème, de Henri Murger, La Bohème, a ópera composta por Giacomo Puccini (1858-1924) é a base para o espetáculo de 2013 da Companhia de Ópera Curta, que faz uma apresentação gratuita em Itu no próximo sábado (06/04) no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec), às 20h.
O espetáculo integra o programa Ópera Curta, da Secretaria Estadual de Cultura, promovendo a circulação de peças de teatro musical baseadas em óperas famosas nas cidades do estado de São Paulo, sendo que Itu é uma delas.
Puccini criou um espetáculo que narra a história de artistas e pessoas comuns que conviviam em estado de penúria na Paris do final do século XIX. As relações afetivas são de permanente conflito, motivadas pelo ciúme e pelas inseguranças do grupo, pela pobreza a que estão reduzidos. Uma das personagens morre ao final da ópera, vítima de uma doença avançada pelo abandono, desamparo, falta de recursos. É inverno em Paris.
Ópera Curta é um tipo de espetáculo de teatro musical baseado em óperas famosas, na literatura que lhes deu origem, no contexto histórico e sua relação com o pensamento contemporâneo.
A motivação original dos criadores foi a perspectiva de criar espetáculos de teatro que auxiliassem a compreensão do que é ópera, difundissem o conhecimento dos principais títulos e despertassem o interesse para o gênero. Os espetáculos são produzidos com a participação de cantores, bailarinos, atores e músicos com ampla experiência profissional, utilizando recursos de cenografia, figurinos, projeção de legendas (subtítulos com a tradução para o português quando se trata de língua estrangeira) e efeitos especiais.
Musicalmente, são criadas transposições das composições originais para formações de câmara, seja para trios, quartetos ou quintetos de cordas, por exemplo. Desta forma, assegura-se um projeto original, de qualidade musical e cênica.
Os espetáculos são reunidos sob uma série denominada “A ópera contada e Cantada” e levam este subtítulo inclusive como uma forma de garantir ao público a informação correta de que está assistindo a um espetáculo original, baseado em uma ópera e que possui um tratamento artístico próprio.
O Teatro Maestro Eleazar de Carvalho fica na Rua Cuiabá, 61, bairro Brasil. A entrada é gratuita.

Crédito das fotos: Divulgação