Widget Image
Secretarias
18/04/2024
HomeCulturaObras do restauro da Igreja Matriz continuam surpreendendo

Obras do restauro da Igreja Matriz continuam surpreendendo

As obras de restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária de Itu continuam a surpreender com belíssimas descobertas. Mesmo faltando pequenos detalhes de acabamento, dois dos altares laterais já apresentam cores vivas, a delicadeza de pequenas pinturas e rico douramento.

O restauro, que teve início em fevereiro de 2015, já contemplou o altar mor, entregue em fevereiro de 2016. O resultado obtido foi muito elogiado pelos técnicos do Iphan que, regularmente, vistoriam o local e tecem comentários de que a Matriz de Itu é de inestimável valor histórico e artístico.

As obras seguem agora no arco do altar e nos altares laterais à esquerda, um deles já completamente prospectado. O restauro contempla os bens artísticos integrados a Igreja, como o altar mor de Nossa Senhora Candelária, os altares laterais de Nossa Senhora da Conceição e São Miguel e os demais altares ao longo da nave e suas imagens.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária foi o primeiro bem tombado pelo Iphan no interior do Estado, em 1938, por uma iniciativa do escritor Mario de Andrade, que também dedicou profundos estudos ao Padre Jesuíno do Monte Carmelo.

A viabilização do restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária de Itu aconteceu pela parceria entre a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Arquidiocese de Jundiaí e BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A Prefeitura da Estância Turística de Itu garantiu o aporte financeiro necessário a uma intervenção contínua e de alta qualidade. A OSCIP Museu a Céu Aberto incumbiu-se do gerenciamento geral do projeto e dos serviços; o restauro de escultura, pintura e douração ficou a cargo de Julio Moraes Conservação e Restauro; a firma Inspirati Arte, Cultura e Comunicação responsabilizou-se pelo tratamento de madeiras e suporte operacional para as obras de restauro e a VEC Engenharia e Gestão garante o suporte técnico de engenharia e logística. O licenciamento, fiscalização e acompanhamento geral são feitos pelo IPHAN e pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(18/11/2016)