Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeGestões AnterioresObras do Parque Linear avançam e canalização do Córrego Guaraú está quase concluída

Obras do Parque Linear avançam e canalização do Córrego Guaraú está quase concluída

As obras de drenagem dos córregos urbanos de Itu concluíram nesta semana 90% da canalização do Córrego Guaraú, em trecho localizado após a sede da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais), passando pelos fundos do Condomínio Portal de Itu, pelos bairros Chácara dos Machados e Vila Bandeirantes, chegando até a divisa dos municípios de Itu e Salto, ao lado do anel viário que contorna a cidade.

O Córrego Taboão já se encontra 100% canalizado e o Córrego Brochado está 60% pronto. Os dois piscinões localizados nos bairro Jardim Faculdade e Vila Gatti também já estão 100% concluídos. Com o rebaixamento dos fundos e alargamento das laterais, os piscinões aumentaram em mais de 50% sua capacidade de retenção de água.

A próxima frente de trabalho canalizará o Córrego Brochado no trecho localizado entre o piscinão da Vila Gatti e a antiga Estação Ferroviária de Itu, passando pelo Jardim Santana.

Benefícios

A obra de canalização dos córregos urbanos de Itu (Guaraú, Taboão e Brochado) é considerada a maior obra de manejo de águas pluviais do país, com investimentos de aproximadamente R$ 95 milhões, por meio do PAC 2 (Plano de Aceleração e Crescimento).

Quando concluído, o empreendimento resultará em quase 10 quilômetros de córregos canalizados. Alguns trechos dos córregos serão contornados por um parque linear com pistas de caminhada, ciclovia, arborização e paisagismo e 80 mil mudas de árvores serão plantadas em toda a cidade.

Texto e Fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(26/03/15).