HomeCulturaObras de Pery Guarany Blackman estão expostas no Museu da Energia

Obras de Pery Guarany Blackman estão expostas no Museu da Energia

Foi aberta nesta quarta-feira (04/04), no Museu da Energia de Itu, a exposição “As telas de Pery Guarany Blackman”, com 14 obras divididas entre pinturas, aquarelas e desenhos.

A mostra exibe um panorama da produção artística de Pery, com a reunião das coleções do Mahmi (Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu) “Sinésyo de Sampaio Góes”; da recente doação de Sônia Mafei para o município de uma aquarela, da coleção de Iracema Martini Blackman contendo nove pinturas agora em comodato junto ao Mahmi e da coleção da Escola Estadual Pery Guarany Blackman com quatro obras.

A abertura da exposição contou com a presença da primeira dama Patrícia Müller Gazzola, do secretário de Cultura Geraldo Gonçalves Junior, da neta de Pery Guarany Blackman, Sônia Renata Blackman, das representantes do Museu da Energia Ana Paula Sbrissa e Fernanda Morais, do diretor de Cultura, Turismo e Esportes de Porto Feliz Flávio Torres, da curadora da mostra Doutora Anicleide Zequini e o diretor de patrimônio da secretaria de Cultura Emerson Castilho.

Caricaturas

Já o Museu Republicano Convenção de Itu abriga a exposição das caricaturas do artista ituano, “Itu e seus moradores nas caricaturas de Pery Guarany Blackman”. A mostra tem obras feitas sobre papel a partir das técnicas do grafite, aquarela, nanquim e bistre e constituem um importante registro iconográfico documental dos moradores da cidade de Itu na primeira metade do século 20.

Os escolhidos para a realização das caricaturas foram os mais diversos personagens do cotidiano, como fazendeiros, jornalistas, advogados, professores, médicos, maestros, músicos, dentistas, pirotécnicos, farmacêuticos, comerciantes e também os denominados “tipo de rua”, que ficaram conhecidos localmente por seus apelidos.

As exposições podem ser visitadas até o dia 31 de julho, no Museu da Energia que fica na Rua Paula Souza, 669, Centro e no Museu Republicano localizado na Rua Barão do Itaim, 67, Centro. As visitações ocorrem dsa 10h às 16h30. Para grupos com mais de dez pessoas agendar a visita no Museu da Energia pelo telefone (11) 4022-6832 e no Museu Republicano pelo telefone (11) 4023-2525.

As exposições ocorrem por meio de parceria entre a Prefeitura de Itu, Secretaria Municipal de Cultura, Museu da Energia Itu e Museu Republicano Convenção de Itu.

Neta de Pery Guarany Blackman compareceu a abertura da exposição das obras do artista ituano