Widget Image
Secretarias
18/08/2017
HomeCulturaNOTA DE PESAR – Vinícius Dorin

NOTA DE PESAR – Vinícius Dorin

A Secretaria Municipal de Cultura de Itu lamenta com pesar o falecimento nesta quinta-feira (28/01) do instrumentista (saxofonista, flautista e pianista) Vinícius Dorin. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Aos sete anos Dorin começou a estudar música em Araçatuba. Com 14, passou a estudar flauta em Itu e aos 16, ingressou na Banda União dos Artistas, em que teve suas primeiras aulas de saxofone. Tocou profissionalmente na Orquestra Sambrasil de Itu e, em seguida, com o conjunto Makros, ao mesmo tempo em que cursava o Conservatório de Tatuí.

Em 1991 e 1992 trabalhou com Gal Costa fazendo o show “Plural”, com o qual excursionou pelo Brasil, México, Alemanha e participou do Festival de Montreux. Ainda nesse período fez parte dos grupos instrumentais Comboio e Banda Savana, gravando com esta última dois CDs e participando do projeto “Arranjadores”, junto com os maestros Cipó, Duda, Moacir Santos e Branco, entre outros.

Em 1993 foi convidado a fazer parte do grupo de Hermeto Pascoal, com quem tocou até 2015, e participou de vários festivais como os de Nova York, New Orleans, Amsterdã, Porto, Buenos Aires e Bogotá, além de concertos pela América do Sul, Europa e Estados Unidos e Japão. O músico também participava da Banda Mantiqueira e se apresentou pela última vez em Itu, com a Banda de Hermeto Pascoal no Circuito SESC de Artes, em abril de 2014.

(28/01/16)