28/03/2024
HomeEsportesMinistro aprova instalações do Estádio de Itu e libera investimento de R$ 3 milhões

A verba será aplicada em melhorias na infraestrutura necessária para receber uma seleção durante a Copa 2014

Em vistoria ao Estádio Municipal “Dr. Novelli Júnior”, na manhã deste sábado (06/04), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, aprovou as instalações e anunciou a liberação de verba de aproximadamente R$ 3 milhões para viabilizar a continuidade dos investimentos de infraestrutura do referido equipamento esportivo. O ministro foi recepcionado pelo prefeito Antonio Tuíze e pelo vice-prefeito Neto Beluci. Itu está no seleto grupo de municípios brasileiros que deverão receber seleções para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

A visita também foi acompanhada pelo ex-prefeito Herculano Passos, pelo presidente do Legislativo ituano, Josimar Ribeiro, por vereadores e pelo presidente do Ituano Futebol Clube, o atleta Juninho Paulista. Ainda estiveram presentes os secretários municipais Carlinhos Bertagnolli (Esportes), Rick Schmidt (Governo), Osmar Barbosa (Turismo) e Coronel Marco Antonio Augusto (Segurança), além do chefe do Gabinete do Prefeito, Dito Roque.

Aldo Rebelo destacou a importância histórica de Itu, a existência de uma unidade militar na cidade, a proximidade de importantes aeroportos, a qualidade das rodovias que a cercam e todo o trabalho desenvolvido pela administração municipal, que contribuem para o processo de escolha de cidade sede. “O fato da cidade estar selecionada já é uma conquista importante que a coloca como referência para o esporte no Brasil”, afirmou.

A verba que será liberada pelo Governo Federal terá sua aplicação na edificação de cinco prédios – alojamento, refeitório, cozinha, lavanderia e vestiário –, que darão suporte a três novos campos de futebol que devem ser construídos pela iniciativa privada, por meio de lei de incentivo. A obra desses cinco prédios terá contrapartida do Governo Municipal, no valor de R$ 250 mil.

Mais investimentos

Além da visita e do anúncio de liberação de verba, o ministro também recebeu cópias de quatro projetos na área esportiva, já protocolados em Brasília. O secretário municipal de Esportes, Carlinhos Bertagnolli, explicou a Rebelo que os projetos referem-se a equipamentos em diferentes pontos da cidade de Itu.

Um deles prevê a construção do Centro de Iniciação ao Esporte, no bairro São Judas; outro a construção de pista de atletismo oficial no Ginásio do Pirapitingui; a construção de Ginásio de Esportes no bairro Vila Martins; e a reforma do Estádio “Álvaro Souza Lima”. Somados, apenas esses quatro projetos, totalizam cerca de R$ 8 milhões voltados para o esporte.

Fotos:

Jorge de Souza/Decom Itu