Widget Image
Secretarias
18/04/2024
HomeCulturaMilhares de pessoas prestigiaram “Caminhos da Leitura” em Itu

Milhares de pessoas prestigiaram “Caminhos da Leitura” em Itu

O prefeito de Itu Antonio Tuíze participou, no último domingo (14/04), no saguão do Centro Administrativo Municipal, da primeira apresentação do ano da Orquestra Ituana de Viola Caipira que encerrou o projeto “Caminhos da Leitura”, realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. No sábado (13/04) foi a vez da apresentação do grupo “Seresteiros ao Luar”, que fez o lançamento de seu cd com músicas brasileiras de todos os tempos.
O evento também contou com a presença de autores de livros como Paulo Stucchi, que falou sobre seu novo livro “Menina Mitacuña”; Paulo Levy que participou de um bate-papo falando sobre seus livros policiais e Laurentino Gomes, autor de “1808” e “1822”, que falou sobre seu novo livro “1889”, que está previsto para ser lançado em agosto e aborda o período da Proclamação da República. O prefeito Antonio Tuíze recebeu Laurentino Gomes em seu gabinete e o presenteou com um livro sobre a cidade de Itu.
Enquanto o projeto aconteceu, entre os dias 11 e 14 de abril, o “Caminhos da Leitura” teve uma feira de livros com preços acessíveis que contou com a presença de milhares pessoas que aproveitaram a oportunidade para levar para casa vários títulos. Além dos livros que vão de R$ 1 a R$ 30 trazidos pelo projeto, os organizadores disponibilizaram outros títulos com valores acima desta faixa, visando atender aos pedidos de alguns leitores.
Durante a semana também foram realizadas oficinas de pintura e música que reuniram centenas de crianças e adultos de escolas municipais. As oficinas de pintura foram com o pintor Bráz Junior, que também é professor da rede municipal. Bráz falou sobre artes com as crianças que foram fotografadas e depois fizeram uma intervenção com lápis de cor, giz de cera, cola, entre outros materiais em suas próprias fotos. Na ocasião, a contadora de histórias Maria Clara interpretou uma poesia de Carlos Drummond para todas.
Segundo a organização do “Caminhos da Leitura” o evento foi um sucesso e cumpriu seu objetivo, o de despertar e ampliar o gosto pela leitura em toda população levando cultura de forma gratuita a todos.

Jorge de Souza AI Prefeitura Itu
Renata Guarnieri/AI Prefeitura Itu