Widget Image
Secretarias
26/06/2017
HomeSaúdeMeninos de 12 e 13 anos devem ser vacinados contra HPV

Meninos de 12 e 13 anos devem ser vacinados contra HPV

A Prefeitura de Itu informa que a partir deste ano, meninos de 12 e 13 anos podem receber a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano). A vacina foi incluída pelo Ministério da Saúde no calendário nacional de vacinação e está disponível em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Os pais ou responsáveis por meninos nessa faixa etária devem procurar a UBS mais próxima de sua residência, portando a carteira de vacinação e documento pessoal com foto do pré-adolescente a ser vacinado. A vacinação tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, o médico cardiologista Caio Gaiane, ressalta a importância da vacinação. “Na medicina a prevenção é fundamental. Mesmo que o pré-adolescente não tenha vida sexual ativa, ele precisa ser vacinado para evitar doenças no futuro. Dessa forma ele será imunizado antes de um possível contato com o vírus”, destaca.

Para os meninos, o esquema vacinal contra o HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para pessoas com o vírus HIV o esquema é de três doses, com intervalo de 0, 2 e 6 meses.

A vacina que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza para os meninos é a quadrivalente, que protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, a faixa-etária será ampliada até 2020, de forma gradativa, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(06/01/2017)