Widget Image
Secretarias
20/04/2024

Viveiros Municipais

Iniciativa Municipal
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos coordena dois viveiros para a produção de mudas e realiza plantios de árvores e compostagem orgânica para toda a cidade.

Viveiros
Os viveiros municipais são locais produtores e recebedores de mudas nativas para a restauração dos biomas de Itu a Mata Atlântica e o Cerrado.
Contamos com 03 viveiros municipais:

Viveiro Taboão
Viveiro localizado à Rua Itu 400 anos, 77 – Bairro Itu Novo Centro, dentro do Parque Ecológico Taboão. Neste viveiro são recebidas mudas de árvores nativas por meio de compensações ambientais acordadas pela SMMARH. São produzidas e também doadas ervas medicinais, temperos e algumas espécies de plantas ornamentais.

Viveiro Escola Agrícola
Viveiro instalado na ETEC Martinho Di Ciero que produz plantas ornamentais para praças públicas e áreas verdes do município de Itu.
Neste viveiro se produz composto orgânico derivado das podas verdes do município transformando-os em adubo e substrato para produção de mudas, adubação dos plantios realizados pela Secretaria e também doação para munícipes.

Viveiro Santa Tereza
Neste viveiro se produz mudas de árvores nativas para restauração florestal de matas ciliares e também mudas para arborização urbana. São recebidas mudas de compensações ambientais e oferecidas mudas nativas para a população do município.

Por se tratar de Espaço Educador os viveiros municipais recebem visitas monitoradas onde as pessoas podem vivenciar o dia-a-dia da produção de mudas e ampliar os conhecimentos sobre o bioma Mata Atlântica. Agendamento de visitas: (11) 4025 1412, ou [email protected].

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viveiro Taboão
Viveiro localizado à Rua Itu 400 anos, 77 – Bairro Itu Novo Centro, dentro do Parque Ecológico Taboão.
Neste viveiro se produz mudas de  árvores nativas e também mudas para arborização urbana.

Viveiro Escola Agrícola
Viveiro instalado na ETEC Martinho Di Ciero que produz plantas ornamentais para praças públicas e áreas verdes do município de Itu.
Neste viveiro se produz composto orgânico derivado das podas verdes do município transformando-os em adubo e substrato para produção de mudas e adubação dos plantios realizados pela Secretaria.

Viveiro Santa Tereza
Neste viveiro se produz mudas de árvores nativas para restauração florestal de matas ciliares e também mudas para arborização urbana.
Viveiro localizado à Rua João Januário Pamplona, s/nº – Jardim Santa Tereza
Fone: 4013-3357

Por se tratar de Espaço Educador os viveiros municipais recebem visitas monitoradas onde as pessoas podem vivenciar o dia-a-dia da produção de mudas e ampliar os conhecimentos sobre o bioma Mata Atlântica. Agendamento de visitas: (11) 4025 1412, ou [email protected].