Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeCulturaMais de 800 alunos participam da Semana Almeida Junior

Mais de 800 alunos participam da Semana Almeida Junior

A Secretaria Municipal de Cultura de Itu encerrou na última quarta-feira (15/05) a Semana Almeida Junior, que contou com a participação de 830 alunos. As crianças e adultos que estiveram no saguão do Centro Administrativo Municipal puderam visitar a exposição das réplicas obras do pintor ituano.

Além da visita, os alunos, das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), Eja (Educação de Jovens e Adultos) e do Colégio Almeida Junior, também participaram de uma atividade fazendo a releitura das obras do pintor. O resultado dessa atividade foram desenhos que ficaram expostos entre os quadros de Almeida Junior no “Varal de artistas mirins”, fazendo com que os alunos fizessem parte da exposição.

“A Semana Almeida Junior superou as nossas expectativas tanto pelos parceiros que colaboraram quanto pelo interesse das escolas que compareceram”, comentou a secretária de Cultura, Allie Marie Queiroz.

O objetivo da Semana Almeida Junior foi desenvolver o interesse cultural nos jovens estudantes e o conhecimento das artes plásticas como instrumento de comunicação, além de lembrar o aniversário natalício de José Ferraz de Almeida Junior, nascido em 08 de maio de 1850, em Itu.

Na exposição puderam ser conferidas réplicas das obras Caipira Picando Fumo, O Violeiro, Auto-Retrato, Nhá-Chica, Amolação Interrompida, Cascata do Votorantim, Caipiras Negaciando, Apertando o Lombilho e Cozinha Caipira. José Ferraz de Almeida Júnior provavelmente foi o primeiro artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em seu cotidiano, em contraste com o que até então predominava nas artes plásticas do Brasil. A forma inovadora como tratava a luz é ainda hoje comentada e apreciada. Em sua honra, o dia do Artista Plástico Brasileiro é comemorado a 08 de maio, dia do nascimento do pintor.

A Semana Almeida Junior foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu em parceria com o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, o Colégio Almeida Junior, o Instituto Cultural de Itu e a Secretaria Municipal de Educação.

Texto e foto: Renata Guarnieri