Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresMais de 600 pessoas participam da Caravana da Inclusão

Mais de 600 pessoas participam da Caravana da Inclusão

Itu sediou, nesta sexta-feira (26/04), a 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania – versão 2013, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e Prefeitura de Itu. Mais de 600 pessoas compareceram ao auditório do Centro de Capacitação de Professores, no Paço Municipal, para participar do evento.

Criada em 2010, a caravana percorre o Estado de São Paulo e objetiva fomentar políticas públicas que assegurem a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência, conscientizando os participantes sobre os direitos do segmento, que incluem cidadania, trabalho, educação inclusiva e reabilitação, entre outros.

Autoridades também prestigiaram o evento como, por exemplo, o prefeito Antonio Tuíze, o vice-prefeito Neto Beluci, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Zélia Vaccari Gomes, o secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio Pellegrini, o diácono Reginaldo de Castro, que representou a deputada estadual Rita Passos, a deputada estadual Célia Leão, o presidente do Legislativo ituano, Josimar Ribeiro, o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, o diretor da Associação Paulista de Municípios, Carlos Cruz, o ex-prefeito de Itu, Herculano Passos, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itu, Rosângela Maria Silveira Ruiz.

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, ressaltou que ficou emocionado com o depoimento do atleta paralímpico do Time São Paulo, na modalidade paracanoagem, Luís Carlos Cardoso, presente ao evento. “Sua luta faz com que nós tenhamos cada vez mais vontade de viver”. Comentou que muitas pessoas não têm a dimensão das dificuldades da pessoa com deficiência. Enfatizou que o relato de Luís Carlos Cardoso ofereceu dignidade a todos os presentes, fazendo com que “nosso trabalho seja ainda mais preocupado com a pessoa com deficiência”.

A deputada Célia Leão comentou que Itu é conhecida pela sua fama de exagero e afirmou que o que é realmente grande na cidade “é o compromisso que as pessoas têm na vida pública de atender com decência e seriedade a sociedade”. Elogiou a infraestrutura da Prefeitura de Itu e ressaltou que não conhece um espaço público como o de Itu que, além de bonito, permitiu que ela, como pessoa com deficiência, entrasse ao local pela porta da frente e que se sentisse respeitada como ser humano.

A caravana também contou com uma homenagem ao ex-prefeito de Itu, Herculano Passos, que recebeu o Diploma do Mérito Municipalista, concedido pela Uvesp. Houve ainda Apresentação do coral dos alunos do Cemada (Centro Especializado Municipal de Atendimento ao Deficiente Auditivo) desfile de moda inclusiva sob coordenação de Daniela Auler, além de palestras ministradas pela coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef), Marinalva Cruz, sobre o tema “Emprego e Renda”; e pela coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Curricular de Gestão da Educação Básica, a professora Maria Elizabete da Costa, sobre o tema “Política Pública em Educação Especial na Rede Estadual, e posse dos vereadores diretores da Uvesp.

Projeto de acessibilidade

Na ocasião da Caravana da Inclusão, o prefeito Antonio Tuíze entregou ao secretário adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio Pellegrini, um projeto que prevê melhorias na acessibilidade dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de Itu.

O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, contempla a instalação de piso tátil (de alerta e direcional), sinalização visual e tátil de portas e paredes, adaptação e adequação de rampas e guarda-corpos, adequação de banheiros, implantação de alarmes sonoros/visuais, instalação de torneiras com sensores, implantação de mapas táteis de orientação.

 

Texto: Angélica Estrada
Colaborou: Daniel Alcântara