Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeCulturaLivros de enterramento do cemitério de Itu serão patrimonializados

Livros de enterramento do cemitério de Itu serão patrimonializados

Visita para diagnóstico dos livros de enterramento do Cemitério Municipal de Itu

Visita para diagnóstico dos livros de enterramento do Cemitério Municipal de Itu

A Prefeitura de Itu, por meio das Secretarias de Serviços Urbanos e de Cultura, está viabilizando o processo de patrimonialização dos livros de enterramento de adultos e crianças, compreendidos entre o final do século XIX até os anos de 1930, do Cemitério Municipal de Itu.

O intuito dessa ação é preservar e perpetuar a memória e história grafadas nesses livros. Em breve a intenção é que haja a digitalização e digitação dos livros, permitindo com que a pesquisa se torne mais acessível e simples para toda população.

Em visita realizada à sede do Cemitério Municipal de Itu Anicleide Zequini, especialista em conservação arquivística no Centro de Estudos do Museu Republicano, diagnosticou que os livros estão em boas condições de conservação devido ao zelo dos funcionários do local. Em uma breve consulta realizada, foram encontrados nomes de ituanos ilustres e que fazem parte da história da cidade, reafirmando a importância da preservação.

Os livros farão parte do Mahmi (Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu) e a conservação será por meio de parceria com o Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(24/01/2017)