Widget Image
Secretarias
18/04/2024
HomeGestões AnterioresLançamento de livro aconteceu na última sexta-feira no Museu da Energia

Lançamento de livro aconteceu na última sexta-feira no Museu da Energia

Com apoio da Prefeitura de Itu, a União Negra Ituana, realizou na noite da última sexta-feira (27/02), no Museu da Energia, o lançamento da obra “África: nossa história, nossa gente”, do escritor Ademir Barros dos Santos.

O evento fez parte das comemorações dos 405 anos de Itu, e contou com as presenças do secretário municipal de Governo, Rick Schmidt, representando o prefeito Antonio Tuíze, da secretária municipal de Cultura, Allie Marie Dias de Queiroz, da presidente da Unei (União Negra Ituana), Rosália Maria Rodrigues de Campos e do autor do livro, Ademir Barros dos Santos, além de convidados e da população, que prestigiou o evento em bom número.

O lançamento do livro também contou com apresentações de capoeira, realizadas pelo Mestre Meinha, uma Roda de Conversa com o tema “Autoestima negra x bullying” e sessão de autógrafos.

O livro, editado pela Mirarte, é resultado de um projeto selecionado no concurso Ideias Criativas, da Fundação Cultural Palmares, que teve 238 projetos concorrentes de todo o Brasil. O objetivo do concurso da Palmares foi apoiar ações inovadoras para valorização a cultura afro-brasileira. Os recursos foram provenientes do orçamento da Fundação e da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, ambas vinculadas ao Ministério da Cultura.

A obra de Ademir, um pesquisador da África e das africanidades herdadas por seus filhos, tem 272 páginas e está organizada em três partes: a primeira trata da África como o continente-berço da humanidade. Na segunda parte é analisada a diáspora imposta à população africana, retirada à força de seu continente e degradada à condição de escrava. E a terceira parte volta-se ao estudo da evolução da negritude no Brasil e as diversas formas de resistência ao processo escravista.

Texto: Decom

Fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(02/03/15)