Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeJulho Amarelo desperta a atenção para as hepatites virais

Julho Amarelo desperta a atenção para as hepatites virais

A campanha Julho Amarelo, promovida pelo Ministério da Saúde, acontece neste mês que é considerado o de luta e prevenção das hepatites virais. Em Itu, o teste rápido para detecção de hepatites B e C é realizado ao longo de todo o ano, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento médico, no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das hepatites virais B e C, a campanha Julho Amarelo enfatiza a importância do teste rápido para as hepatites B e C, e também das orientações e aconselhamentos por meio dos profissionais da saúde.
A hepatite B, cujo vírus está presente no sangue, no esperma e no leite materno, é considerada uma infecção sexualmente transmissível. O vírus da hepatite C também está presente no sangue. Em ambos os casos, geralmente não apresenta sintomas, portanto, as pessoas que tiveram exposição a esses vírus devem se submeter ao teste.
Como o vírus da hepatite C só foi isolado em 1989, recomenda-se que pessoas que tenham recebido sangue, passado por cirurgia de grande porte, feito tratamento dentário ou tatuagem antes dessa data façam o teste rápido. O AMI está localizado na Rua José de Paula Leite de Barros, 136, Centro.