Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresJudas reúne grande público no Centro e também no Pirapitingui

Judas reúne grande público no Centro e também no Pirapitingui

Mantendo a tradição existente há mais de 130 anos no domingo de Páscoa (31/03), ituanos e turistas assistiram ao Estouro do Judas, na Praça Padre Miguel (Matriz), no Centro de Itu. Quando os sinos da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária soaram apontando o meio dia deu-se início as explosões que duraram mais de cinco minutos e terminaram com a detonação dos bonecos do Judas e do Diabo. Como também é tradição, antes dos bonecos de Judas e do Diabo serem explodidos, o Bloco do R animou todos os presentes.

Já os mais atentos que permaneceram na Praça da Matriz após o término da explosão dos bonecos puderam ver Guilherme Pelayo, todo orgulhoso, mostrando para todos que passavam por ele o saquinho de moedas de Judas que, há mais de 20 anos, vem para Itu prestigiar o evento e levar seu troféu.

Pelayo é ituano, mas há anos mora no Rio de Janeiro, e toda Semana Santa vem para Itu assistir ao Estouro do Judas. “Não perco essa festa, venho até mesmo sem a família. Eles dizem que todo ano é igual, mas eu gosto e venho mesmo assim”, comenta.

O primeiro saquinho ele conseguiu por acaso. “Durante a detonação dos bonecos o saquinho veio cair perto dos meus pés e acabei levando embora de recordação. Nos dois anos seguintes não peguei, mas depois disso não perdi mais nenhum. Às vezes eles estão chamuscados e bem estragados, mas não dispenso nenhum. Hoje já tenho amizade com o pessoal que prepara os bonecos e fica mais fácil de eu conseguir o saquinho”, finaliza Pelayo.

Cidade Nova

Já às 17h foi a vez dos moradores da região do Pirapitingui assistirem ao Estouro do Judas, no campo de futebol do Centro Esportivo e de Lazer, pelo quarto ano consecutivo. O espetáculo contou com a presença de mais de 750 pessoas. O vice-prefeito de Itu Neto Beluci; o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Josimar Ribeiro; o vereador, Joselito do Quiosque; o secretário de Turismo, Lazer e Eventos, Osmar Barbosa e a administradora regional do Pirapitingui, Janete Rodrigues compareceram.

Tradição exclusiva

O Estouro do Judas é organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos e conta todos os anos com a presença de milhares de ituanos e turistas que vêm prestigiar este acontecimento ímpar.

O evento é exclusivo da cidade de Itu, que mantém a tradição da literal explosão dos bonecos representando as figuras do traidor de Cristo e do Diabo. O costume ituano difere da malhação do Judas de qualquer outro lugar do país. Ao invés de fazer como acontece em outros locais, onde o boneco é simplesmente espancado, os ituanos inventaram um espetáculo no qual Judas é detonado com bombas acompanhado pelo próprio capeta. A manifestação cultural única está registrada até no Livro dos Recordes (Guinness Book) e atrai anualmente milhares de turistas para Itu.

Crédito das fotos:

CENTRO: Renata Guarnieri/AI Prefeitura de Itu

PIRAPITINGUI: Campanelli/AI Prefeitura Itu

RG