Widget Image
Secretarias
18/08/2017
HomeSaúdeJardim Convenção recebe novo prédio de Unidade Básica de Saúde

Jardim Convenção recebe novo prédio de Unidade Básica de Saúde

Na manhã do último sábado (03/12), o prefeito de Itu Antônio Tuíze, entregou para a população um novo prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Carlos Vasconcelos Prado”, localizada na Rua Nahor L. Gomes, 330, Jardim Convenção.

Durante a cerimônia o prefeito destacou a importância do posto, o primeiro da cidade. “Não vamos parar por aqui, vamos reformar outras quatro UBSs, construir mais três e construir duas Upas (Unidade de Pronto Atendimento) para que quem precise utilizar tenha boas condições de ser atendido”, comentou.

Compareceram a cerimônia a primeira-dama Zélia Vaccari Gomes; o vice-prefeito, Neto Beluci; os secretários de Saúde, Manoel Monteiro Gomes; de Habitação, Carlos D’Ambrósio; de Administração, Miguel de Moura Silveira Junior; de Obras, José Angel Lobato e de Planejamento, Shirley Dantas; o presidente da Câmara de Vereadores, Marco Aurélio Bastos e o vereador Olavo Volpato; a primeira enfermeira da unidade, Encarnação Fernandes Figliê; a coordenadora da unidade, Carolina Lescano; a médica pediatra Vera Lúcia Corvelho Fraga Moreira que há 27 anos trabalha da unidade e a auxiliar de enfermagem Sonia Candelária Domenice, que há 24 anos trabalha no local.

O novo espaço foi idealizado para substituir um antigo prédio, necessidade que surgiu devido ao local ter uma das maiores demandas da cidade pelo serviço.

Com 314,80 metros quadrados de área construída, o novo prédio conta com ambientes bem ventilados e iluminados, salas de recepção e espera, quatro consultórios clínicos, dois consultórios de ginecologia e obstetrícia com sanitários adaptados, sala de triagem, enfermagem, farmácia, sala de vacinação, espaço para inalação, mini espera com jardim interno (área de luz), expurgo, sanitários adaptados, sala de arquivo/digitação, almoxarifado, além dos ambientes de apoio como copa/cozinha, lavanderia, depósito de material de limpeza, sanitários para funcionários.

O projeto arquitetônico do novo prédio teve um trabalho anterior realizado junto a funcionários e usuários da unidade. Houve observação de dados e levantamento fotográfico do antigo espaço. A equipe da Secretaria Municipal de Planejamento entrevistou funcionários e usuários, que muito contribuíram para a concepção do novo projeto.

Esse envolvimento de profissionais e usuários teve continuidade em parceria com o “Programa Vamos Fazer Juntos?”, da Secretaria de Planejamento, que prevê a participação da comunidade que reside no entorno do equipamento público para sua concepção, visando inclusive promover um sentimento de pertencimento que contribuirá para um cuidado maior com o espaço.

Diante dessa proposta, houve reunião com a comunidade em agosto de 2013, na sede da Sociedade de Amigos do Setor Noroeste de Itu (Saseno), quando foi apresentado o projeto da construção do novo prédio da unidade antes do início das obras.

Texto: Renata Guarnieri/Angélica Estrada
Fotos: Renata Guarnieri/AI Prefeitura de Itu