HomeEsportesItuanos visitam Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Ituanos visitam Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Para dar prosseguimento às ações relativas ao Peafa (Programa de Esportes e Atividades Físicas Adaptadas), na última semana, o secretário municipal de Esportes, Douglas Boschetti, e o diretor técnico da pasta e membro da Academia Paralímpica Brasileira, Luis Felipe Castelli Correia de Campos, visitaram as instalações do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo, a convite do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons e de seu vice, Mizael Conrado. A visita foi acompanhada por Mário Sérgio Fontes, representante do Comitê e coordenador do Paradesporto no Paraná.

Considerado o principal centro de excelência do Brasil e da América Latina para o esporte paraolímpico, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro abriga as seguintes modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, triatlo e voleibol sentado.

A estrutura é utilizada para treinamentos, competições e intercâmbios entre seleções, além de possibilitar o desenvolvimento de novas gerações, a formação de profissionais e o avanço das ciências do esporte. O Centro está localizado em São Paulo, em uma área de 140 mil m², com 95 mil m² de área construída.

Na mesma data, alunos do Centro Especializado Municipal de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Cemada), acompanhados por pais e colaboradores, também visitaram o Centro. A visita contou com o apoio e incentivo do secretário municipal de Esportes, que cedeu o transporte à Secretaria Municipal de Educação.

Na oportunidade, eles puderam conhecer algumas instalações do Centro como pista de atletismo, praça de eventos, arena poliesportiva, centro aquático, quadras de voleibol e rugby e área de treinamento de atletismo indoor, além de diversas modalidades esportivas adaptadas

Eliane Ferreira, mãe de Rafael Augusto, classificou a experiência como maravilhosa e encantadora. “É importante incentivar as crianças à prática de esportes e à integração com outros jovens com outras deficiências. Foi importante para meu filho que conseguiu enxergar que com o apoio adequado podemos fazer muitas coisas, mesmo com as dificuldades do dia a dia”.

O voleibol sentado despertou a atenção do aluno Vitor Cruz, de 12 anos, pela forma como ocorre o jogo. Mas, ressaltou que gostou de todas as modalidades que viu durante a visita. A supervisora do Cemada, Ana Maria Alves da Silveira, ressaltou que as oportunidades para pessoas com deficiência estão em evolução e que isso é motivo de agradecimento para todos os envolvidos na causa.

“A visita ao Centro Paralímpico Brasileiro para nossos educandos é como uma porta que se abre às novas etapas na vida de cada um. A participação neste evento teve um enorme valor emocional para nossas crianças e terá estimulado a curiosidade dos mesmos”, finalizou.

Peafa
O Peafa é um projeto pioneiro que a Prefeitura de Itu está implantando com o objetivo de promover a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência por meio da prática de esportes. A intenção é transformar o município no primeiro polo nacional paradesportivo de desenvolvimento de jovens, de olho nas Paralimpíadas Escolares, considerado o maior evento paralímpico escolar do mundo.

O Peafa conta com o suporte do Comitê Paralímpico Brasileiro, de docentes e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/Unicamp), Sindicato dos Comerciários (Secom), Serviço Social da Indústria (Sesi) – Itu, e instituições/associações educacionais e esportivas locais destinadas a pessoas com deficiência.

Alunos do Cemada participaram da visita ao Centro de Treinamento

Mizael Conrado, Douglas Boschetti e Mário Sérgio Fontes