Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeEsportesItu sediará torneio estadual de goalball em julho

Itu sediará torneio estadual de goalball em julho

Prefeito Antonio Tuíze e secretário municipal de Esportes, Carlinhos Bertagnolli, com representantes da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais)

Prefeito Antonio Tuíze e secretário municipal de Esportes, Carlinhos Bertagnolli, com representantes da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais)

O prefeito Antonio Tuíze esteve reunido em seu gabinete, na tarde da desta terça-feira (03/03), com representantes da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), para oficializar a cidade de Itu como sede do torneio Regional Sudeste II de Goalball. A competição acontece de 16 a 19 de julho e contará com aproximadamente 20 equipes das categorias Masculino e Feminino de todo o estado de São Paulo, incluindo um time de Itu que será representado por alunos da Escola de Cegos Santa Luzia.

O goalball foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram cegos. O esporte é baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo ou nos intervalos, paradas técnicas e fim do jogo.

A quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). De cada lado da quadra tem um gol com nove metros de largura e 1,3 de altura. As linhas de posicionamento dos jogadores, a linha do gol e algumas outras, importantes para a orientação dos jogadores, são marcadas por um barbante preso com fita adesiva, permitindo que os atletas possam senti-las.

Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. Posicionados no espaço de três metros a partir da linha do gol, os atletas devem defender as bolas lançadas pela equipe adversária e lançá-las em direção do gol adversário, rasteira, fazendo tocar em alguns pontos da quadra. Ganha o jogo quem fizer mais gols dentro dos 24 minutos que dura uma partida, dividido em dois tempos.

Como cada equipe fica em seu espaço delimitado, não existe contato entre elas nesta modalidade, tornando-a mais fácil e de aparente segurança para novos esportistas.

As equipes são formadas por três titulares e até três reservas. Todos vendados ou utilizando óculos opaco, que impeça a visão de qualquer um dos jogadores. É permitida a participação de todo atleta B1, B2 ou B3, porém, todos jogam vendados.

A bola possui guizos em seu interior que emite sons – existem furos que permitem a passagem do som – para que os jogadores saibam sua direção. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg e é mais ou menos do tamanho de uma bola de basquete.

A seleção brasileira masculina de goalball é a atual campeã mundial da modalidade (título conquistado em julho de 2014, na Finlândia) e medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

Texto e foto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(04/03/15)