24/03/2024
HomeGestões AnterioresItu sedia reunião regional de prefeitos com secretário estadual de Habitação

Itu sedia reunião regional de prefeitos com secretário estadual de Habitação

O prefeito Antonio Tuíze e o vice-prefeito Neto Beluci receberam durante toda esta quinta-feira (02/05), nas dependências da Prefeitura de Itu, o secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres. Na ocasião, o secretário estadual apresentou as políticas habitacionais de São Paulo, que podem ser executadas em parceria com os municípios, a fim de minimizar os problemas habitacionais e construir novas moradias.

O encontro contou com a presença da deputada estadual Rita Passos, que foi fundamental para que estes atendimentos pudessem acontecer na cidade, através de tratativas junto ao Governo do Estado. Também estiveram presentes prefeitos, vereadores, secretários municipais e assessores das regiões de Itu e Sorocaba.

Em sua audiência, Tuíze apresentou alguns projetos habitacionais, como o Itu “G”, pedindo a intervenção de Silvio Torres, para que os processos de construções de moradias populares sejam levados adiante com maior agilidade, a fim diminuir o déficit habitacional do município.

Ainda na reunião, o secretário de Estado anunciou a possibilidade de Itu receber o programa Vila Dignidade, que visa a construção de até 28 moradias populares voltadas a idosos com baixa renda, através de parceria entre a Secretaria de Estado da Habitação, CDHU, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Prefeitura.

Na coletiva à imprensa, o secretário Silvio Torres, juntamente com o prefeito Antonio Tuíze e com a deputada Rita Passos destacaram que, com todos os projetos habitacionais em andamento, a cidade de Itu terá até o final do ano de 2014 e início de 2015, mais de mil novas moradias populares construídas.

Após os atendimentos, Silvio Torres se despediu de Itu, agradecendo a recepção por parte da Administração Municipal e elogiando os esforços do chefe do Executivo para buscar solucionar as questões habitacionais.

Itu “H”

Em reunião realizada na manhã da última terça-feira (30/04), em seu gabinete, o prefeito Tuíze anunciou a empresa Terra Nova Engenharia e Construções, como a vencedora do processo licitatório aplicado pela Caixa Econômica Federal, para a construção das unidades habitacionais pertencentes a um convênio firmado entre os governos Municipal e Estadual, denominado Itu “H”.

Na ocasião, os representantes da empresa vencedora da concorrência e da Caixa Econômica Federal explanaram ao prefeito e ao secretário de Habitação Popular, Luiz Costa, todos os detalhes que envolvem o Itu “H”.

Segundo os representantes da construtora o projeto final, com todos os estudos necessários especificados será apresentado num prazo de 60 dias, para que seja feita a analise, adequação e aprovação dos levantamentos, tanto por parte da Administração Municipal, quanto da Caixa Econômica Federal. Após os avais, o projeto entra em fase de construção, com a realização da fundação e terraplanagem do terreno, seguindo o cronograma das obras, com previsão de entrega em aproximadamente dezoito meses.

O Itu “H” prevê a construção inicial de 390 unidades habitacionais, com possibilidade de expansão, após analise final baseada nos estudos apresentados pela empresa, aos órgãos competentes. O empreendimento ficará situado numa área pertencente ao município, localizado no Jardim União, região do Pirapitingui, atrás do terminal de ônibus do Bairro Cidade Nova. Este projeto habitacional faz parte de um programa desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual, e é voltado às famílias que recebem até três salários mínimos.

Itu “G”

Outra questão de suma importância para a cidade é o conjunto habitacional Itu “G”, que prevê a construção de 285 moradias populares na região do Pirapitingui. Após as tratativas junto ao secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, durante o encontro em Itu, o processo para a construção do Itu “G” deverá abrir nas próximas semanas, o edital de licitação para definir a empresa que executará a obra.

Texto: Fábio Navarro
Fotos: Jorge de Souza e Fábio Navarro/Prefeitura de Itu