24/03/2024
HomeGestões AnterioresItu sedia capacitação sobre recuperação de nascentes

Itu sedia capacitação sobre recuperação de nascentes

A cidade de Itu recebeu ao longo desta quarta-feira (05/08,) 50 representantes das áreas de educação de nove municípios da bacia hidrográfica do Médio Tietê. Os visitantes participaram de capacitação no auditório do Centro de Referência em Sustentabilidade sobre o programa “Nascentes, Mata Protegida, Água na Fonte” que é realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente por meio da Diretoria de Ensino da Região de Itu e contou com a participação da Prefeitura de Itu por meio do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O objetivo do programa é estimular iniciativas voltadas para a manutenção e recuperação de matas ciliares, vegetação localizada às margens de nascentes, rios, córregos, lagos e represas que protegem e limpam as águas. Nesta proposta, os professores foram orientados a trabalhar com seus alunos a recuperação de nascentes, olhos d´água e matas ciliares que façam parte do entorno de suas escolas.

O site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente reforça que “sem as matas ciliares, as nascentes secam, as margens dos rios e riachos solapam, o escoamento superficial aumenta e a infiltração da água no solo diminui, reduzindo as reservas de água do solo e do lençol freático. As consequências são dramáticas para o meio ambiente: a poluição difusa chega facilmente aos mananciais, a vida aquática é prejudicada, a ocupação desordenada chega às margens de rios e reservatórios, transformando-os em grandes esgotos ou lixões”.

Exemplos ituanos

Durante a programação os participantes conheceram algumas ações de Educação Ambiental realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e visita monitorada no Parque Taboão onde puderam ver entre outras coisas, características do bioma mata atlântica, plantio de mata ciliar, e as fases de revitalização de uma nascente. A Secretária de Meio Ambiente Patricia Otero destacou que “ o programa do Estado fortalece e integra as ações de proteção das nascentes de Itu e, nesta fase, serão revitalizadas 8 nascentes em parceria com as escolas estaduais”.

Apresentação das ações do Instituto Federal – Feira de Ciências e Tecnologia, vivências das oficinas do futuro do Programa Escola Sustentável e uma dinâmica sobre produto “educomunicativo” fecharam as atividades do dia.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(05/08/2015)