Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeEsportesItu se prepara para os Jogos Regionais do Idoso

Itu se prepara para os Jogos Regionais do Idoso

A cidade de Itu inicia na próxima quarta-feira (02/10), sua participação na 17ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que acontecem na cidade de Cerquilho. Itu será representada por uma deleção de 110 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e grupo de apoio, que terão a missão de defender o título dos jogos, já que a cidade foi a grande campeã da competição, na edição de 2012, realizada em Tatuí.

Os Jogos acontecem de 2 a 6 de outubro e prometem ótimas disputas. Itu participará das 14 modalidades esportivas, as quais são adaptadas para o público idoso, como: Bocha, Atletismo (corrida), Buraco, Coreografia (dança), Damas, Dominó, Danças de Salão, Malha, Truco, Natação, Vôlei adaptado, Tênis de Mesa, Tênis e Xadrez.

O JORI é um conjunto de eventos realizados no Interior e na Capital, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, envolvendo a população idosa em atividades esportivas, em parceria com as secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além do apoio do município anfitrião.

O idoso deve ter no mínimo 60 anos completados no ano dos Jogos. Terminada a fase regional, os dois primeiros classificados em cada modalidade participam dos Jogos Abertos do Idoso (JAI). Os Jogos visam promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas; conquistar o respeito das demais gerações; sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa; e valorizar e estimular a prática de atividade física, como fator de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas.

O objetivo é aumentar, a cada ano, o número de municípios e idosos participantes. O número de cidades-sede já aumentou em função de alguns deslocamentos, que eram muito longos. A delegação ituana compete sob a supervisão da Secretaria Municipal de Esportes, e ficará alojada na Escola Municipal “Luiza Eliza Gaiotto Corradi”, localizada na Rua Benedito Rosa da Silva, nº 777, no bairro Cidade Jardim Luciana Batiston. As 10 salas de aula disponíveis e 2 salas administrativas serão utilizadas como dormitório.

Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu