Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeEsportesItu se prepara para os Jogos Regionais do Idoso 2016

Itu se prepara para os Jogos Regionais do Idoso 2016

(da esquerda para a direita), Zé Carlos, Giba e Augusto, representantes da Secretaria Municipal de Esportes, que acompanharão a delegação ituana nos Jogos Regionais do Idoso.

(da esquerda para a direita), Zé Carlos, Giba e Augusto, representantes da Secretaria Municipal de Esportes, que acompanharão a delegação ituana nos Jogos Regionais do Idoso.

A cidade de Itu inicia na próxima quarta-feira (20/04), sua participação na 20ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que acontecem na cidade de Avaré. Itu será representada por uma delegação de120 pessoas, entre atletas do Grupo da Melhor Idade, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade (Funssol), técnicos, dirigentes e grupo de apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que tentarão repetir o excelente desempenho alcançado em 2014 e 2015, quando a cidade conquistou o segundo lugar, na classificação final da competição.

Os jogos acontecem de 20 a 24 de abril, e reúnem mais de 40 cidades da 8ª Região Esportiva (Sorocaba). Itu disputará 13 modalidades esportivas, as quais são adaptadas para o público idoso, como: Atletismo Masculino “C”, “D” e “F” e Feminino “B” e “C”, Bocha Misto, Buraco Masculino e Feminino, Coreografia, Damas Masculino e Feminino, Dança de Salão Misto “A” e “B”, Dominó Masculino e Feminino, Malha, Natação Feminino, Tênis Masculino e Feminino “A”, Truco, Vôlei adaptado Masculino e Feminino “A”, e Xadrez Masculino.

O JORI é um conjunto de eventos realizados no Interior e na Capital, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, envolvendo a população idosa em atividades esportivas, em parceria com as secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além do apoio do município anfitrião.

Os Jogos visam promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas; conquistar o respeito das demais gerações; sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa; e valorizar e estimular a prática de atividade física, como fator de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas.

A delegação ituana compete sob a supervisão da Secretaria Municipal de Esportes, e ficará alojada na Escola Municipal “Profº Flavio Nascimento, localizada na rua Bastos Cruz, 2400, Vila Martins, Avaré.

Congresso Técnico

Na última segunda-feira (11/04), aconteceu o Congresso Técnico, para definição e conhecimento das praças esportivas (locais dos jogos), alojamentos das delegações e comitês, além dos sorteios que definiram as disputas de cada modalidade, entre as cidades participantes.  A delegação ituana foi representada pela Secretaria Municipal de Esportes, através do seu diretor Gilberto Rodrigues (Giba) e pelos professores e técnicos da equipe, José Carlos Prévide e Augusto Cruzolini.

Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

Foto: Divulgação/SEME

(13/04/16)