Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeItu, Salto e Porto Feliz anunciam a criação do consórcio intermunicipal da saúde

Itu, Salto e Porto Feliz anunciam a criação do consórcio intermunicipal da saúde

Iniciativa inédita no Estado de São Paulo engloba as cidades de Itu, Salto e Porto Feliz

salto_itu_porto_feliz_itu1Os prefeitos Guilherme Gazzola (Itu), Geraldo Garcia (Salto) e Cássio Prado (Porto Feliz), participaram na manhã desta quarta-feira (18/01), na Prefeitura de Itu, de reunião de trabalho sobre a criação do consórcio intermunicipal da saúde entre as três cidades que administram. Esse consórcio, inédito no Estado de São Paulo, visa aprimorar o gerenciamento da saúde, com economicidade, melhoria da qualidade dos serviços e transparência.

A criação desse consórcio intermunicipal da saúde beneficiará os 308.580 mil habitantes (dados do IBGE relativos ao ano de 2016) de Itu, Salto e Porto Feliz. Os prefeitos envolvidos mostraram-se entusiasmados e ressaltaram que o consórcio pode garantir um salto de qualidade nos serviços de saúde oferecidos nesses municípios, que distam entre si no máximo 30 quilômetros, interligados por rodovias de qualidade.

Entre os objetivos do consórcio, apresentados durante a reunião que envolveu ainda técnicos em Saúde e Justiça, estão o de contratar laboratório de análises clínicas de renome nacional, implantação de uma central de exames de diagnóstico por imagem, otimização da frota de ambulâncias dos três municípios, e implantação de central de regulação e prontuário eletrônico do cidadão.

Novos encontros serão realizados com vistas às tratativas do consórcio, cujo projeto será submetido à avaliação do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, à qual os referidos municípios integram.

Os prefeitos relataram ainda os principais problemas que encontraram ao assumirem seus cargos, neste ano, e destacaram que os mesmos devem ser resolvidos por cada um deles independente do consórcio.

salto_itu_porto_feliz_itu2

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

Fotos: Beto Silvestre/Prefeitura de Itu

(18/01/2017)