06/03/2024
HomeTurismoItu recebe representantes de 70 cidades estâncias de todo o Estado

Itu recebe representantes de 70 cidades estâncias de todo o Estado

As autoridades se reúnem com o secretário de Estado, Laércio Benko, em eventos de interesse turístico

Neste sábado (01/07) Itu recebe cerca de 70 representantes de cidades estâncias durante a terceira reunião da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo), que terá a participação do secretário de Estado de Turismo, Laércio Benko.
O secretário de Estado está visitando algumas cidades para mostrar a importância do turismo para a região e apresentar novidades do setor. Uma delas, talvez a mais importante, seja o instrumento legal que prevê a transformação das cidades em MIT (Município de Interesse Turístico). Uma vez elevada à condição de MIT, a cidade pode apresentar projetos para conseguir verbas para a construção de obras que favoreçam o turismo, como hoje acontece com as estâncias turísticas.
Às 15h, o prefeito Guilherme Gazzola e Benko fazerem a inauguração da Praça Periscópio, localizada no Jardim Convenção. A praça conta com academia ao ar livre, parquinho para crianças, quiosque, sanitários, mesas para jogos, pista de skate e pista de caminhada no seu entorno.
Prometida desde 1991, a atual administração municipal retomou e concluiu a obra. A elaboração de toda a urbanização do local contou com a participação dos moradores daquela região, que solicitaram equipamentos de lazer, esporte e cultura.  A infraestrutura é completada com gramado e iluminação.
A obra teve um custo de R$ 1,7 milhão, obtido por meio de convênio com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, através do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

Coc DadeTur

Ainda na sexta-feira (30/06) o secretário de Estado também participou, no auditório da Prefeitura, da reunião do COC (Conselho de Orientação e Controle) do DadeTur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo). O vice-prefeito Caio Gaiane, o presidente da Aprecesp Fernando Fiori de Godoy, o diretor do Dade Antônio Vaz Serralha, o presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sandro, o diretor executivo da Aprecesp Carlos Fernando Zuppo, e o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu Vinícius Salton, também participaram da reunião que visou melhorias para as cidades desenvolverem o turismo.
Estiveram presentes representantes das cidades de Pereira Barreto, Ilha Solteira, Nuporanga, Avaré, Igaraçu do Tietê, Salesópolis, Cananéia entre outras.
“O setor do turismo é o que mais cresce na área de serviços. Para se ter uma ideia, no nosso Estado, com as 70 estâncias, o Turismo emprega de forma direta mais de um milhão de trabalhadores e gera cerca de dois milhões de empregos indiretos”, afirma o secretário.