Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomePlanejamentoItu recebe oficina sub-regional para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Itu recebe oficina sub-regional para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Com foco na Região Metropolitana de Sorocaba, o evento ocorreu por meio de parceria entre a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano e a Prefeitura

Foi realizada em Itu, na última quinta-feira (11/05), a oficina sub-regional para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sorocaba, por meio de parceria entre a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e a Prefeitura de Itu.

Os temas abordados foram o desenvolvimento urbano e econômico, meio ambiente e resíduos sólidos, mobilidade e logística, saúde e segurança pública.

O prefeito ituano e presidente do Consórcio da Região Metropolitana de Sorocaba, Guilherme Gazzola prestigiou a reunião e destacou a importância dos consórcios. “Um dos pontos mais importantes dessas reuniões é não perder o foco, instalar a agência, discutir o que pode ser feito e encontrar instrumentos para que isso possa ser feito. A solução para muitos problemas passam pelos consórcios”, concluiu Guilherme.

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

O PDUI, como instrumento legal de planejamento, estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento metropolitano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Também fixa as bases de atuação conjunta entre Estado e municípios.

Foto e texto: Renata Guarnieri