Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeFinançasItu recebe nota “A” do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Itu recebe nota “A” do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Dos 616 municípios participantes apenas 13 ficaram na faixa “A” altamente efetiva

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo classificou Itu como uma das 13 cidades com nota máxima “A” na Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos). O projeto Audesp é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por onde são enviadas, analisadas e auditadas as informações contábeis dos municípios. Mais que isso, este trabalho apresenta as boas práticas que vêm dando certo no Poder Executivo Municipal, que são as atividades das prefeituras paulistas em diversos segmentos da área tecnológica.

O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado do levantamento da Governança de Tecnologia da Informação elaborado pelo Tribunal de Contas por meio do indicador denominado de i-GOV TI/TCESP. Dos 644 Municípios jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, 616 (95,65%) participaram do programa denominado i-Gov TI/TCESP, informando eletronicamente os dados por meio do Sistema Audesp.

Desses 616 municípios participantes apenas 13 ficaram na faixa “A” altamente efetiva, ou seja, acima de 90% da nota máxima, sendo que, da região de Sorocaba, nenhum outro município obteve esse conceito. Ainda dentro dos municípios participantes 159 obtiveram nota inferior a 50% do total, ficando enquadrados na faixa C, baixo nível de adequação.

O objetivo da Audesp é disponibilizar para os envolvidos com o processo de fiscalização, um banco de dados contendo informações de cada órgão, em especial a sua contabilidade, com conteúdo padronizado e atualizado diretamente pelos próprios órgãos objeto de fiscalização.

A análise dos resultados dos Municípios participantes do i-GOV TI/TCESP 2013 destaca, dentre os quesitos apresentados, aqueles que estão ligados à obtenção de níveis mais altos de entendimento do uso da tecnologia da informação.

Segundo o secretário municipal de Economia e Finanças de Itu essa classificação destaca novamente a cidade de Itu com um excelente nível de governança reconhecido nesta administração municipal.

Decom

(12/01/2014)