Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeFinançasItu recebe conceito máximo em rating da Caixa

Itu recebe conceito máximo em rating da Caixa

Avaliação mostra excelência do município na área financeira, indicando capacidade de honrar compromissos

Nesta quarta-feira (17/12), o prefeito Antônio Tuíze recebeu das mãos do superintendente regional da Caixa, Sandro Vimer Valentini, a certificação anual do município no rating da instituição financeira. Segundo a avaliação, Itu obteve o conceito AA.

Participaram da entrega o secretário municipal de Economia e Finanças, Valfrido Miguel Carotti; o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Gilberto Cristo Filho; e o gerente geral da Caixa em Itu, Ivan Oliveira.

O rating é a atribuição de uma nota para a classificação de risco que estima a saúde financeira do município, ou seja, a capacidade e disposição que o governo municipal tem de honrar seus compromissos futuros perante seus credores. Em avaliações dos dois anos anteriores, a cidade já havia obtido o conceito A. Essa é a primeira vez que Itu conquista a nota AA.

Não há nenhuma cidade da região de Sorocaba e nem no Estado de São Paulo, do porte de Itu, com esta classificação máxima.

“A saúde financeira das contas públicas de Itu recebe mais uma avaliação positiva com essa nota concedida pela Caixa Federal. Essa certificação, reconhecida nacionalmente, destaca o trabalho realizado por nossa administração e coloca a cidade em destaque perante outros municípios do Brasil”, disse o prefeito Tuíze.

“Manter o padrão A em um ano de muitos desafios para os municípios já é uma conquista, mas conseguir evoluir para o conceito máximo é uma grande vitória cujo reconhecimento merece ser compartilhado e comemorado por todos na cidade”, declarou Sandro Vimer Valentini, superintendente regional da Caixa.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Valfrido Miguel Carotti, o poder público realiza o monitoramento mensal das atividades econômicas no município, procurando agir quando há eventual indicação de quedas. “Assim conseguimos evitar surpresas na realização orçamentária”, explicou.

Mais ICMS para 2015

Contrariando o cenário atual de retração econômica, os índices oficiais divulgados pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo apontam, para 2015, um aumento de 2,0096% nos repasses do ICMS, em função das atividades econômicas desenvolvidas em Itu.

(17/12/14)