Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresItu promove palestra sobre atendimento à criança

Itu promove palestra sobre atendimento à criança

A Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, e o Conselho Tutelar de Itu ofereceram nesta segunda-feira (23/09) uma palestra com o tema “O Conselho Tutelar e a Rede de Atendimento a Criança”, ministrada por Maduca Lopes, professora especialista em educação infantil, em educação de jovens e adultos e acadêmica de Serviço Social. O prefeito de itu, Antonio Tuíze, realizou a abertura do evento e discursou sobre a importância dos serviços sociais e, em especial, a respeito das ações voltadas para a juventude e infância.

A primeira-dama e presidente do Funssol (Fundo Social de Solidariedade) Zélia Vaccari e a secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida também prestigiaram o encontro, que contou ainda com a presença do presidente do Legislativo ituano, Josimar Ribeiro, dentre outras autoridades.

A palestrante Maduca Lopes  foi conselheira tutelar por três mandatos na cidade de Pouso Alegre (MG), consultora do projeto “Ser Social”, representante do Fórum estadual de conselheiros e ex-conselheiros tutelares.

Contando com um auditório lotado, o encontro tratou de assuntos como o conhecimento amplo do Estatuto da Criança e do Adolescente, maior integração com os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, clareza nas atuações junto à Polícia Civil e Militar e junto às escolas (quando e como atuar junto a estes órgãos).

O evento também teve como objetivo conhecer o real papel do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e saber da importância deste órgão funcionar de forma efetiva para que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam devidamente garantidos.

Também no debate, a importância da atuação da Rede de atendimento a criança e ao adolescente e quais órgãos fazem parte desta rede, discriminando o papel de cada um neste atendimento. A reunião teve ainda uma apresentação musical do grupo Os Seresteiros de Santa Luzia, formado por alunos da Escola de Cegos do mesmo nome.


Fotos: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu