Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresItu promove café com moradores em situação de rua

Itu promove café com moradores em situação de rua

Como acontece semanalmente às segundas-feiras, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), oferece, em suas dependências, um café da manhã para moradores em situação de rua.

O objetivo desta ação é estreitar relações interpessoais e comunitárias das pessoas que utilizam os espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência para inseri-los na rede de serviços de proteção socioassistenciais e demais políticas públicas setoriais, conforme as necessidades.

Através de uma equipe especializada que inclui  Educadores Sociais, Assistentes Sociais e psicólogos, o CREAS desenvolve um amplo trabalho de atendimento, apoio, orientação e acompanhamento dos moradores em situação de rua.

Dentre as ações, são destaques além do café da manhã, suporte para acesso à documentação pessoal, encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais, distribuição de kits de higiene, acesso a benefícios sociais e programas de transferência de renda, entre outros que contribuem para restaurar a autoestima e autonomia.

A secretária de Promoção Social e Desenvolvimento Social, Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida, afirmou que “o grande desafio deste trabalho é conscientizar alguns segmentos da população que o direito de ir e vir é um direito estabelecido pela Constituição. Retirá-los das ruas compulsoriamente fere esse direito”.

Ainda segundo ela “é nosso dever  acolher e assegurar a proteção social como forma de reduzir as violações dos direitos, seus agravamentos ou reincidências possibilitando a construção de novos projetos de vida e, conseqüentemente, o abandono das ruas.”

Texto e foto: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu