21/03/2024
HomeSaúdeItu passa a contar com mais um equipamento para o combate à dengue

Itu passa a contar com mais um equipamento para o combate à dengue

Atendendo a um pedido do prefeito Antonio Tuíze, a Eppo Ambiental adquiriu um nebulizador aerosol a frio para uso veicular que será utilizado no combate à dengue em Itu. A Eppo Ambiental é a empresa contratada pela Prefeitura para realizar o controle químico do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A entrega oficial do equipamento, que somará aos demais utilizados pela equipe do serviço de Controle de Vetores, ocorreu na manhã desta segunda-feira (13/04), na Prefeitura.

Além do prefeito Tuíze, estiveram presentes o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, o coordenador do serviço de Controle de Vetores, Gilberto Lucena, o engenheiro de operações, Rafael Sandrini e o gerente de operações, Alexandre Villanova, que na oportunidade representaram o presidente da Eppo Ambiental, José Carlos Ventri.

O nebulizador é indicado na aplicação de formulações aquosas de larvicidas e inseticidas (químicos ou biológicos) no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O controle químico por meio desse nebulizador deve ser feito no final da tarde/começo da noite, em dias sem vento ou chuva, em bairros com grande quantidade de casos da doença.

“Nossa expectativa é utilizar o nebulizador no controle químico de aproximadamente 60 quadras/dia. Iniciaremos o trabalho nos bairros com maior incidência de casos. Mas, o equipamento será importante durante todo o ano, sempre com o intuito de combater o mosquito adulto e de prevenção à dengue. É mais um recurso para o nosso trabalho”, afirma o secretário municipal da Saúde.

Na cidade de Itu, o combate à dengue ocorre durante todo o ano, de forma contínua. Esse trabalho é desenvolvido pelo serviço de Controle de Vetores em conjunto com a Vigilância Epidemiológica. Entre as ações realizadas estão as visitas casa a casa (em média 17 mil imóveis são visitados mensalmente), bloqueio químico, visitas periódicas a pontos estratégicos, destruição de criadouros, orientação à população, busca de casos suspeitos, acompanhamento de casos confirmados da doença.

Além desse trabalho, uma equipe multidisciplinar se reúne periodicamente para analisar a situação da dengue no município, avaliar e traçar estratégias para o combate à doença.

Texto e fotos: Angélica Estrada/AI Prefeitura Itu

(13/04/2015)