05/03/2024
HomeSegurançaItu participa do 1º Encontro de Secretários de Segurança da RMS

Itu participa do 1º Encontro de Secretários de Segurança da RMS

O 1º Encontro de Secretários de Segurança da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foi realizado na manhã desta quinta-feira (22/06), no Parque Tecnológico de Sorocaba. O prefeito Guilherme Gazzola, esteve representado pelo secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Luís Inácio Carneiro Filho, que destacou que o chefe do Executivo ituano é um entusiasta da tecnologia da segurança.

Entre as demais autoridades civis e militares presentes estavam o secretário de Governo da Prefeitura de Itu, Rodrigo Tomba; a prefeita de Sorocaba em exercício, Jaqueline Coutinho; o comandante do CPI/7 (Comando do Policiamento do Interior) da Polícia Militar, coronel Antonio Valdir; o diretor do Infoseg, José Aparecido Severo; os secretários municipais de Sorocaba Anselmo Rolim Neto (Relações Institucionais e Metropolitanas) e José Augusto de Barros Pupin (Segurança e Defesa Civil).

O Encontro contou com explanação do coronel Ronaldo de Oliveira e Silva sobre o Sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O Detecta é um sistema integrador de informações que realiza, com celeridade, a correlação dessas informações para auxiliar a tomada de decisões das políticas militar, civil e técnico científica.

O objetivo do Detecta é auxiliar o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas: acessando diversos bancos de dados de diferentes instituições; correlacionando informações e imagens de locais, pessoas e veículos; promovendo ações policiais coordenadas.

Evento abordou a questão da segurança na RMS