07/04/2024
HomeGestões AnterioresItu participa da apresentação do Programa Cidades Sustentáveis

Itu participa da apresentação do Programa Cidades Sustentáveis

Patricia Otero e Jussara de Lima Carvalho, secretárias municipais de Meio Ambiente das cidades de Itu e Sorocaba.

A cidade de Itu, representada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou na tarde desta segunda-feira (01/04) da apresentação do Seminário “Sustentabilidade na Gestão Municipal – O Programa Cidades Sustentáveis” (PCS) promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O encontro aconteceu no Paço Municipal sorocabano e além de Itu e Sorocaba reuniu representantes de Alumínio, Cesário Lange, Itapetininga, Laranjal Paulista, Piedade, São Roque, Tatuí e Votorantim.

A fim de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que os municípios brasileiros se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável este seminário apresentou o programa e buscou a adesão dos municípios para realização de uma agenda de ações e iniciativas para a sustentabilidade das cidades, que aborda as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.

De acordo com Patricia Otero, a Prefeitura de Itu, está analisando a adesão do município ituano ao PCS. “O programa está alinhado com o plano de governo do prefeito Tuíze e com todo um trabalho ambiental que a cidade está desenvolvendo há pelo menos cinco anos, o que garantiu, por exemplo, o selo do Município Verde Azul em todas as edições do programa. Na última, por exemplo, ficamos em 8º lugar”, comentou.

Entre as principais ações ambientais de Itu, Patricia Otero citou a coleta seletiva em 90% da cidade, a feira de orgânicos e a busca da certificação do Novo Paço Municipal de Itu junto ao LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para as construções sustentáveis.DA