Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeFinançasItu integra a elite brasileira em gestão fiscal

Itu integra a elite brasileira em gestão fiscal

Município faz parte dos 1,6% das cidades brasileiras com nota “A”, indicando excelência em administração dos recursos

A cidade de Itu está no seleto grupo de cidades do Brasil que foram avaliadas com o conceito “A” que indica a excelência em administração dos recursos. Os dados são do IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal), estudo desenvolvido pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros. Das 5164 prefeituras brasileiras analisadas apenas 84 conquistaram esse conceito.

Itu ficou com a pontuação de 0,8358, a segunda melhor nota da região, ficando atrás apenas de Sorocaba que obteve 0,8605. Em relação ao estado de São Paulo, Itu ficou com a 11ª colocação e no âmbito nacional é a 33ª cidade com excelência em administração dos recursos.

O estudo é elaborado exclusivamente com estatísticas oficiais, a partir de dados declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, responsável por consolidar informações sobre as contas públicas municipais. O índice varia entre zero e um e, quanto maior a pontuação, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com os conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 ponto), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 ponto).

O índice é uma equação de cinco fatores distintos: receita própria (capacidade de arrecadação), gastos com pessoal (grau de rigidez do orçamento), investimentos (relação à receita líquida), liquidez (responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte) e custo da dívida (comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores), em todos os fatores Itu obteve nota acima de 0,8. No índice Firjan divulgado em 2012, Itu ocupava a 60ª posição no ranking nacional e a 22ª no estadual.

Texto: Renata Guarnieri
Gráfico: www.firjan.org.br