Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeEsportesItu enfrenta Nova Friburgo no Dia do Desafio

Itu enfrenta Nova Friburgo no Dia do Desafio

A Secretaria de Esportes da Prefeitura de Itu está preparando diversas atividades para toda a população participar de mais uma edição do Dia do Desafio, que acontecerá no dia 29 de maio. Desta vez a adversária será a cidade de Nova Friburgo, localizada no estado do Rio de Janeiro, que possui cerca de 180 mil habitantes.

Em Itu, anualmente são desenvolvidas atividades na Praça da Independência (Largo do Carmo), nas escolas municipais, estaduais e particulares, Grupo da Melhor Idade, empresas, Prefeitura Municipal, Regimento Deodoro, além de toda a população que participa ativamente.

Em 2012, a adversária de Itu foi a cidade cubana Playa, que possui cerca de 200 mil habitantes, e que venceu por 60,71% a 49,05%.

Como funciona

O Dia do Desafio incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Todas as pessoas que realizarem os 15 minutos consecutivos de atividades físicas devem oficializar a prática, através dos telefones da Secretaria Municipal de Esportes: 4025-0280, 4025-8046 ou 4025-9208.

Texto: Fábio Navarro