Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresItu é Município Verde Azul pela sétima vez

Itu é Município Verde Azul pela sétima vez

A cidade é a única da região a participar de todas as edições do prêmio que avalia o desempenho ambiental

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (11/12), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, a cidade de Itu recebeu pela sétima vez consecutiva a certificação de Município Verde Azul. O prefeito Antonio Tuíze, a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero, e equipe participaram do evento que contou também com as presenças do secretário do Estadual do Meio Ambiente Rubens Rizek, do deputado estadual Bruno Covas e do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional Júlio Semeghini, que representou o governador Geraldo Alckmin.

O Selo Município Verde Azul é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que estimula ações ambientais e avalia o desempenho dos municípios paulistas durante o ano.

Nesta sétima edição do Programa Município VerdeAzul, 118 municípios foram certificados, contra 67 do ano anterior. A nota média também teve um acréscimo de mais de um ponto, de 85,5 para 86,9. “A nota do município de Itu subiu três pontos e hoje é 91.31, o que além da premiação mantém o certificado e recursos do FECOP”, comenta Patrícia Otero. Outro número que aumentou foi o de municípios que elaboraram seus Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, de 219, em 2013, para 334 este ano.

Houve ainda aumento na quantidade de municípios com programas de Educação Ambiental, de 203 para 258 em 2014. Vale destacar que em 2014 o programa fechou parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e os primeiros resultados já aparecem, 483 municípios atualizaram a indicação de coordenadores municipais de Defesa Civil. Outra novidade foi a adesão dos municípios ao Programa Cidades Resilientes, com 210 cidades cadastradas.

O Município Verde Azul apresenta expressivos resultados na evolução da gestão ambiental do estado de São Paulo e os números compravam isso, são 334 municípios apresentaram Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, 258 municípios apresentaram Programas Municipais de Educação Ambiental, 344 municípios com viveiros de mudas, 290 municípios apresentaram articulações intermunicipais voltadas às questões ambientais, 361 municípios participaram do treinamento do Corpo de Bombeiros para prevenção e controle de incêndios e de desastres naturais.

Texto: Decom
Foto: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu