Widget Image
Secretarias
18/04/2024
HomeCulturaItu é destaque nacional com as obras de restauro da Matriz

Itu é destaque nacional com as obras de restauro da Matriz

Jornal Nacional, da Rede Globo, mostra para o Brasil como está ficando a igreja ituana, a maior igreja barroca de São Paulo

Restauro matriz 28 01 2016

Restauro matriz

Mais uma vez as obras de restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária ganharam repercussão em todo o Brasil. Na noite desta quinta-feira (21/04) a cidade de Itu foi destaque da programação do Jornal Nacional, da Rede Globo de televisão, pelos trabalhos realizados durante a primeira fase da restauração da Matriz, considerada a maior igreja barroca de São Paulo, erguida em 1780.

A reportagem mostrou detalhes e imagens impressionantes dos trabalhos de restauro, um processo criterioso e profissional durante o qual os historiadores encontraram pinturas escondidas há mais de um século. O resgate histórico da Matriz também já foi retratado em matérias publicadas pela imprensa local, regional e em jornais como Folha de São Paulo e O Estado de S.Paulo, entre outros veículos.

A viabilização do restauro da Matriz acontece pela parceria entre a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Arquidiocese de Jundiaí, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A Prefeitura da Estância Turística de Itu garantiu o aporte financeiro necessário a uma intervenção contínua e de alta qualidade. Ao todo, são R$ 6,8 milhões, metade dos recursos municipais.

A primeira fase das obras de restauro foi entregue no dia 28 de fevereiro. O prefeito Antonio Tuíze afirmou estar emocionado com o reconhecimento deste importante trabalho. “Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de estar prefeito da cidade de Itu e poder direcionar parte do orçamento a esse projeto, valorizando o patrimônio ituano”, destacou o prefeito.

O restauro

O início desta fase das obras de restauro aconteceu em fevereiro de 2015 e, após um ano, todo o altar mor com douramentos e prata vistos em poucas igrejas foi oficialmente entregue. As obras realizadas no local surpreenderam inclusive os técnicos do Iphan que teceram elogios ao trabalho realizado pelos artistas que o fizeram e também aos restauradores que trouxeram à tona todo o esplendor das pinturas e entalhes da igreja ituana.

Em visita realizada no mês de julho, Mauro Bondi ficou impressionado com o resultado obtido. “Temos aqui um dos altares mais bonitos do estado de São Paulo”, comentou.

As telas de Padre Jesuíno do Monte Carmelo, localizadas nas laterais do altar mor, foram retiradas e também passaram por restauro. Para que haja uma noção da dimensão do trabalho realizado, somente as molduras das telas somam mais de cem metros de douramento.

Confira o link do Jornal Nacional:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/04/primeira-fase-da-restauracao-da-maior-igreja-barroca-de-sp-e-finalizada.html