Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeItu continua com trabalho de combate a dengue

Itu continua com trabalho de combate a dengue

A Secretaria Municipal da Saúde prossegue com o intenso trabalho de combate a dengue, realizado ao longo de todo o ano na cidade de Itu pelo serviço de Controle de Vetores em parceria com a Vigilância Epidemiológica. Outro fator importante nesse processo de combate à doença é a conscientização e colaboração da população.

Nesta semana, o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, foi procurado por Edmar Gusmão, morador do Jardim Aeroporto 1, para ser informado sobre um trabalho voluntário de conscientização que ele colocaria em prática. Gusmão, que teve caso da doença em sua família, gravou um áudio para ser utilizado em carros de som, com o objetivo de percorrer bairros da cidade para alertar a população sobre seu papel no combate à dengue.

“Procurei a Prefeitura a fim de informar a ação, um trabalho voluntário e para minha grata surpresa, imediatamente, ofereceram a parceria na divulgação”. A iniciativa desse trabalho, explica, se deu ao visitar consultórios e verificar a quantidade de pessoas que estariam na mesma situação que ele.

Gusmão comenta ainda que, quando se trata de dengue, a população deve estar consciente do momento que a cidade vive e que pode piorar se cada um não fizer a sua parte. “Em nada vai adiantar uns limparem e outros não, todos têm que cuidar pelo menos do canto onde vive e cobrar um dos outros, pois juntos vamos fazer a diferença”.

De acordo com Manoel Monteiro, a iniciativa de Gusmão de se unir a essa luta é louvável. “Nós agradecemos a parceria e iremos utilizar, a partir do início de maio, o material gravado por Gusmão. Começaremos pelo bairro em que ele reside, por ter registrado diversos números de casos da doença, mas usaremos esse material em outros bairros também”.

Outra ação que reforça o trabalho realizado no município é a colaboração do Exército, que disponibilizou 60 homens para atuarem juntamente com a equipe do serviço de Controle de Vetores. A ação acontece em maio, quando serão reforçadas as visitas a pontos críticos em toda a cidade.

Texto:
Angélica Estrada/Prefeitura Itu