Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeGestões AnterioresItu comemora 190 anos do título de “Fidelíssima do Imperador”

Itu comemora 190 anos do título de “Fidelíssima do Imperador”

O prefeito Antonio Tuíze participou no último domingo (17/03) da cerimônia de comemoração dos 190 anos do título de “Fidelíssima do Imperador”, concedida à cidade de Itu pelo Imperador D. Pedro I.

O evento foi realizado em parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Câmara dos Vereadores e aconteceu exatamente na casa nº 39 (Casa Xavier de Oliveira) da Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), local onde funcionava a Câmara Municipal naquela época.

Após o ato solene pelos 190 anos da Carta Imperial, a Dra. Maria Lucia Marins e Dias Caseli, ex-vereadora e membro da Academia Ituana de Letras (Acadil), fez uma intervenção literária aos presentes que, em seguida, prestigiaram a entrega de uma Moção de Louvor e Congratulação concedida pela Câmara de Vereadores ao engenheiro Jair de Oliveira, proprietário da casa nº 39 (Casa Xavier de Oliveira), pelos seus relevantes trabalhos como restaurador e zelador do patrimônio arquitetônico ituano.

A cerimônia também contou com as presenças do presidente do Legislativo ituano, vereador Josimar Ribeiro, dos também vereadores Olavo Volpato e Eduardo Ortiz, da secretária municipal de Cultura, Allie Marie Dias de Queiroz, autoridades militares e demais secretários municipais, além de membros da Acadil.

Dando sequência às comemorações, a Corporação Musical União dos Artistas realizou em sua sede um concerto comemorativo.

Legenda: Da esquerda para a direita, o anfitrião homenageado Jair de Oliveira, o vereador Josimar Ribeiro, a Dra. Maria Lúcia Caselli, o prefeito Tuíze, a secretária municipal Allie Marie e a presidente da Acadil, Maria Ângela Pimentel Mangeon Elias

Crédito da foto: Daniel Alcântara/AI Prefeitura de Itu

DA