Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSegurançaItu assina parceria com o objetivo de reduzir mortes no trânsito

Itu assina parceria com o objetivo de reduzir mortes no trânsito

imagem_release_891761

Itu está entre os 17 municípios que assinaram, nesta terça-feira (14/03), parcerias que ampliarão o número de convênios do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020. O prefeito Guilherme Gazzola e o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Luís Inácio Carneiro Filho, participaram da solenidade de assinatura que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

O objetivo desses convênios é fornecer auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária em cada um dos municípios selecionados e dar apoio financeiro para a realização de ações a fim de reduzir mortes no trânsito. Os recursos destinados aos municípios conveniados são provenientes de multas do Detran SP. Itu será contemplada com R$ 970.913,00.

imagem_release_891762

Alckmin mencionou que, neste ano, o Governo já assinou a parceria com outros oito municípios, o que totaliza 25 dos 52 que representam 63% dos acidentes em todo o Estado de São Paulo. “Então, esse é o nosso foco. Hoje assinamos o protocolo e vamos elaborar os convênios, porque cada município tem sua singularidade”, destacou.

Por meio dessa parceria, haverá visitas de diagnóstico nos municípios e serão elaborados planos de ação contendo medidas preventivas e de melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização.

Também é proposto que sejam criadas nessas cidades um Comitê de Segurança de Trânsito, com representantes de órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema, para promover análises e levantamentos de causas e soluções para a redução de acidentes e óbitos nos municípios.

 

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

 

 (15/03/17)