Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresItu apresenta modelo para gestão de resíduos sólidos na França

Itu apresenta modelo para gestão de resíduos sólidos na França

A cidade está entre os quatro municípios brasileiros que participarão da COP 21 em Paris

O modelo de gestão de resíduos sólidos de Itu terá destaque internacional novamente. Desta vez, o município apresentará sua política de sustentabilidade na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 21. O evento, sediado em Paris, acontece entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro. Ao todo, 100 projetos de todo o mundo foram selecionados para apresentação, dos quais quatro são do Brasil e o de Itu está entre eles.

As demais cidades brasileiras escolhidas são as capitais Belo Horizonte, Fortaleza e Recife. A agenda do evento prevê uma palestra com o prefeito Antonio Tuíze para o dia 03 de dezembro, no painel de debates sobre sustentabilidade, levando a experiência implantada na cidade por meio de uma PPP (Parceria Público Privada).

Tuíze explicará o funcionamento do sistema de coleta de resíduos que inclui coleta mecanizada, cooperativa de materiais recicláveis, distribuição dos contêineres para resíduos orgânicos, varrição mecanizada, construção de ecopontos, central de tratamento de resíduos e recente implantação dos contêineres subterrâneos.

Itu participa do evento através do Iclei (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais), responsável por todas as despesas de viagem e apresentação de seus palestrantes.

Referência

A política de resíduos adotada em Itu já foi tema de diversos encontros nacionais e internacionais, tendo sido apresentada como exemplo de gestão e sustentabilidade em Canela (RS), Salvador (BA), Seul (Coreia do Sul), Quito (Equador) e recentemente em Vitória (ES), durante o Seminário Concessões e Parcerias promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção no último dia 10.

Decom

(19/11/2015)