Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresItu anuncia novo plano de gestão de Limpeza Pública

Itu anuncia novo plano de gestão de Limpeza Pública

O modelo aprimora a já vigente gestão de resíduos sólidos e contará com 10 equipes simultâneas de limpeza

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (10/04), o prefeito Antonio Tuíze e a empresa EPPO Soluções Ambientais divulgaram o novo “Plano de Gestão de Limpeza Pública” para a cidade de Itu. Durante o evento, o prefeito Tuíze e a engenheira ambiental da EPPO, Paula Leite Cordeiro, explicaram as especificações para o gerenciamento dos serviços de limpeza diante de jornalistas e vereadores.

 Segundo Tuíze “esse plano de gestão de limpeza pública é uma evolução do bem sucedida política de resíduos sólidos de Itu, que ganhou destaque positivo na imprensa nacional, através do Jornal Nacional e da Revista Exame”.
 De acordo com a engenheira Paula, responsável pela execução da limpeza pública de Itu, o novo plano divide a cidade em dez áreas, que serão atendidas por equipes distintas, atuando simultaneamente. Haverá prioridade aos pontos críticos, que são tratados diariamente, por exemplo: pontos de ônibus, áreas de descarte clandestino de entulho, material volumoso e resíduos e áreas verdes públicas. Além disto, essas equipes executarão capinação, roçagem manual e mecanizada, raspagem de sarjetas e varrição e pelo menos seis vezes por ano, também executam pintura de guias.
 Na coletiva também foram apresentados os Ecopontos, que serão locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até um metro cúbico), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvore, etc.) e resíduos recicláveis. Serão construídos a partir do mês de maio e deverão entrar em operação dois meses depois. Nestes locais, a população poderá depositar o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo, sob orientação do funcionário local. A população poderá levar para os Ecopontos pequenas quantidades de entulho, madeira, plástico, metal, vidro, papel e papelão e móveis. Não serão permitidos entulhos de construção, nem lixo doméstico, hospitalar ou de saúde (dentistas, clínicas veterinárias de estética, etc).Estão previstos seis Ecopontos nos seguintes bairros: Parque Industrial, Jardim Aeroporto, São Judas, Cidade Nova, Vila Martins e Vila Progresso. Também a partir de maio, serão instaladas papeleiras na área central e nas ruas com vocação comercial e de grande fluxo de pedestres.
Foto: Jorge de Souza/Decom Itu