Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeCulturaInterfoto Itu começa nesta quarta-feira

Interfoto Itu começa nesta quarta-feira

Com diversas atividades evento reúne grandes nomes da fotografia em cinco dias de programação

Começou nesta quarta-feira (05/08), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, a segunda edição do Interfoto Itu, evento que reúne grandes nomes da fotografia até o dia 09 de agosto com exposições, palestras, saídas fotográficas, debates entre outras atividades, todas gratuitas. Os eventos são realizados no eixo histórico da cidade como a Fábrica São Luiz, Museu da Energia, Atelier Paulo Lara, Casa da Praça, Praça Padre Miguel e Museu Republicano.

Dando início a programação, na tarde desta quarta-feira, acontece a oficina “Do atelier à fotografia”, com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação do acervo do fotógrafo Frederico Egner e sua relação com a cidade de Itu, além de estimular o reconhecimento e o sentimento de pertencimento dos participantes da oficina.

Às 19h, na Fábrica São Luiz, acontece a abertura oficial do evento com as exposições que estão montadas no local e a presença de alguns dos fotógrafos da mostra. Quem for prestigiar poderá ver a exposição “Frontera Cotidiana” de Hèctor González de Cunco; “Janelas da Alma” de Flávio Torres; “Piratas Urbanos” de Sérgio Silva; “Venezuela Perdida” de Rafael Pieroni entre outras que levarão o público a uma viagem por diversas partes do mundo e a acontecimentos que ficaram na memória.

A programação completa pode ser conferida no site do evento (www.interfotoitu.com.br) que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Arfoc – SP, Canon, Canson, Museu Republicano Convenção de Itu, Museu da Energia Itu, Fundação Energia e Saneamento, Espaço Fábrica São Luiz, Macs, Estúdio Paulo Lara, Protur, Ceunsp, Revista Terraço, Sigma Six, We Print, miriadedigital, Ultra System e num Concepção Digital.

Carlos Engler, Itu e o Interfoto

Foi em itu que Hércules Florence consultou a biblioteca do amigo e confidente Carlos Engler, na busca de chegar a uma fórmula química capaz de fixar a imagem da câmara obscura. Cerca de 60 quilômetros em lombo de cavalo atrás da solução, da fixação. Quase 200 anos depois, a fotografia no Brasil novamente passa por Itu.

O InterFoto que em 2015 está em sua segunda edição tem como missão expandir o diálogo da produção fotográfica brasileira em um grande polo comercial e cultural, o interior paulista. Aqui se encontrarão nomes consagrados e novos talentos, todos com uma busca em comum, a mesma de Hércules: fixar a fotografia. Não mais a solução química senão a solução cultural, imagética, textual, nos espaços públicos, nas vivências diárias, nas mentes de todos.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(05/08/2015)