Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresIntegrantes do canil municipal de Itu se formam em Aramar

Integrantes do canil municipal de Itu se formam em Aramar

Integrantes do Canil Municipal de Itu (Guardas Civis Municipais (GCMs) Surian e Ribeiro e dois cães), participaram na manhã desta sexta-feira (27/09), da formatura do 1º Curso Especial de Adestramento de Cães de Guerra promovido pela Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear de Aramar (Marinha do Brasil).

No total, foram 51 dias de cursos que incluíram várias atividades do adestramento, entre elas, exercício de ambientação com tiros reais que aconteceu no Quartel de Itu neste mês de setembro.

Graças ao seu destaque e empenho, o GCM Ribeiro foi bastante elogiado na cerimônia assumindo a posição número um entre os outros integrantes do curso e recebeu uma honraria do CN (Comandante de Fragata) FN (Fuzileiro Naval) Carlos Jorge de Andrade Chaib, Comandante da Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear de Armar.

Graças a tudo isto, o GCM Ribeiro também participou de uma demonstração do uso do cão em cinco situações: retirada de indivíduo em local não permitido, varredura para detecção de entorpecentes, imobilização, exercícios em pista modificada ilustrando variadas situações de terreno e ambiente e velocidade.

Representando o prefeito Tuíze, o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes de Itu, coronel Marco Antonio Augusto aproveitou a oportunidade para entregar aos dois GCMs (Ribeiro e Surian) e também ao CN FN Chaib uma lembrança esculpida em varvito, símbolo da gratidão da GCM de Itu aos envolvidos nesta atividade.

Canil

O Canil Municipal de Itu é proposta do Plano de Governo do Prefeito Tuíze. Ao longo deste ano a GCM recebeu cinco cães, quatro já treinados, que vem participando de várias atividades, entre elas um projeto piloto de palestras nas escolas com o objetivo de promover o respeito e o cuidado com os animais, evitando assim o abandono e os maus tratos.

Palestras educativas sobre cinoterapia (terapia realizada com auxílio de cães) realizadas nas escolas em Itu e mais recentemente, este 1º Curso Especial de Adestramento de Cães de Guerra promovido pela Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear de Aramar (Marinha do Brasil) também fazem parte do projeto de implantação do Canil da Guarda Municipal de Itu.

O canil terá sua base construída junto ao Parque Ecológico do Taboão, em frente ao Paço Municipal e contará inclusive com um veículo apropriado para o transporte dos cães.

Texto: Daniel Assis de Alcântara